Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/78867
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Telenovela e construção scial da realidade : o deficiente físico na novela "Viver a vida" |
Autor(es): | Joyce Fernandes de Freitas |
primer Tutor: | Paula Guimarães Simões |
Resumen: | Este artigo pretende investigar de que maneira a novela Viver a Vida, que foi exibida pela Rede Globo em 2009 e 2010, pode ter atuado na desconstrução do estigma do deficiente físico na sociedade brasileira. Incrustada na vida cotidiana da sociedade, a telenovela atua na construção social da realidade. Ao mostrar o cotidiano de um deficiente físico, a novela tenta estabelecer um laço com os expectadores, mostrando uma realidade antes restrita, que agora passa para o mundo público, da visibilidade, e a partir deste cenário essa realidade pode ganhar uma nova costura. O presente estudo tem por finalidade analisar a personagem, não em sua atuação e recepção na sociedade, mas quanto objeto causador de uma ruptura no fluxo ordinário que traz uma experiência que ao ser confrontada com as demais adquiridas pelo sujeito provoca que algo que fuja da ordem cotidiana, e provoque uma experiência. |
Asunto: | Telenovelas Viver a vida (Telenovela) Pessoas com deficiência Estigma (Psicologia social) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78867 |
Fecha del documento: | 16-may-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joyce Fernandes de Freitas.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons