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http://hdl.handle.net/1843/79056
Type: | Dissertação |
Title: | A liberdade se torna festa em um mundo velho : associativismo negro, carnavais, família e trabalho no pós-abolição em Sabará, Minas Gerais (1896-1945) |
Authors: | Marlon Marcelo |
First Advisor: | Alexandre Almeida Marcussi |
First Referee: | Martha Campos Abreu |
Second Referee: | Regina Helena Alves da Silva |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo central investigar a trajetória do espaço associativo negro Clube Mundo Velho, situado no município de Sabará, na região central de Minas Gerais, durante a primeira metade do século XX. Essa instituição é um clube social e bloco carnavalesco que foi fundado em 1896, a partir da articulação política e social da população negra, que buscava manter seus encontros no espaço urbano no pós-abolição. O clube se organizou a partir da aliança entre famílias brancas e negras, sendo que esse espaço serviu como local privilegiado para a manutenção da lógica paternalista e para a articulação das estratégias negras com a finalidade de alcançar melhores condições de vida no meio republicano. O processo de industrialização, a partir da implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em 1917, ressignificou o papel do associativismo negro local e reorientou os significados do clube. Os belgas e luxemburgueses, dirigentes da companhia, se apropriaram das antigas relações paternalistas e patronais, constituindo relações assimétricas entre os brancos e reforçando as dependências da comunidade negra em relação às elites locais e estrangeiras. Através da manutenção do Mundo Velho, a população afrodescendente constituiu redes de solidariedade, formulou estratégias de negociação das práticas culturais e uma representação positiva de si. Os desfiles carnavalescos foram o grande palco para a construção de novos discursos e performances no espaço público. Eles se configuram a partir de múltiplas dimensões que materializavam um complexo sistema de relações e significações do qual os sócios dos clubes eram produtores e produtos. O trabalho segue uma tendência da produção historiográfica que se dedica a compreender as formas de participação política e cultural da população negra na Primeira República e suas rearticulações a partir do governo de Getúlio Vargas. A pesquisa investe na análise de um conjunto de experiências, articulações e ações realizadas por diferentes atores e grupos sociais, que propunham uma série de iniciativas através de distintas formas de associativismo. Nessa perspectiva, as análises se atentam para as experiências de racialização vivenciadas por diferentes atores sociais no pós-abolição e como elas orientaram práticas que visavam estabelecer novas territorialidades no espaço público urbano. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the trajectory of the black associative space "Clube Mundo Velho," located in the municipality of Sabará, in the central region of Minas Gerais, during the first half of the twentieth century. This institution is a social club and carnival parade founded in 1896, based on the political and social articulation of the black population, which sought to maintain their meetings in the urban space in the post-abolition period. The club was built upon alliances between white and black families, and this space served as a privileged place for the maintenance of a paternalistic logic and for the articulation of black strategies to achieve better living conditions in the republican environment. The industrialization process with the implementation of the Belgo-Mineira Steel Company, in 1917, gave new meaning to the role of local black associativism and redefined the meanings of the club. The Belgians and Luxembourgers, the leaders of the company, made use of old paternalistic and patronal relations, constituting asymmetrical relations among whites and reinforcing the dependencies of the black community on the local and foreign elites. Through the maintenance of Mundo Velho, the Afro-descendant population constituted networks of solidarity, formulated strategies of negotiation of cultural practices, and forged a positive representation of themselves. The carnival parades were the great stage for the construction of new discourses and performances in the public space. They were configured from multiple dimensions that materialized a complex system of relations and meanings, of which the members of the clubs were both producers and products. This research follows a trend in historiographical production that is dedicated to understanding the forms of political and cultural participation of the black population during the Brazilian "First Republic" and its rearticulations after the government of Getúlio Vargas. The research invests in the analysis of a set of experiences, articulations, and actions carried out by different social actors and groups, which proposed a series of initiatives through distinct forms of associativism. From this perspective, the analyses focus on the experiences of racialization experienced by different social actors in the post-abolition period and how they guided practices that aimed to establish new territorialities in the urban public space. |
Subject: | História -Teses Negros - Teses Sabará (MG) - História - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79056 |
Issue Date: | 22-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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