Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79074
Type: Dissertação
Title: A construção do novo tronco da EFCB na região central de Minas Gerais e a reestruturação territorial do Vale do Paraopeba no início do século XX
Other Titles: The establishment of the new EFCB branch in central Minas Gerais and the early 20th-century territorial restructuring of the Paraopeba Valley
La construcción del nuevo tronco de la EFCB en la región central de Minas Gerais y la reestructuración territorial del Valle de Paraopeba a principios del siglo XX
Authors: Mateus Felipe Rocha Maia
First Advisor: Gisela Barcellos de Souza
First Referee: Marcos Felipe Sudré Saidler
Second Referee: Renato Leão Rego
Third Referee: Maria Manoela Gimmler Netto
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Cristina Villefort Teixeira
Abstract: Entre 1910 e 1919, foi executada na região central de Minas Gerais uma obra de grande custo que visava abandonar o antigo tronco da principal ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Central do Brasil, e implantá-la ao longo do Rio Paraopeba. A decisão pelo novo traçado, que ampliava o percurso entre as antigas estações General Carneiro e Queluz (Conselheiro Lafaiete) acarretava a necessidade de novas desapropriações, não foi devidamente estudada pela historiografia. A presente dissertação visa, por um lado, explicitar as controvérsias e os jogos de interesses que apoiaram e viabilizaram esta iniciativa, por outro, demonstrar as transformações que sua execução ocasionou no território do Vale do Paraopeba. A pesquisa se apoia na história urbana, em jogos de escala temporais e geográficos (REVEL, 1998) e nas contribuições tanto de autores interessados nas estruturas de longa duração – a tipo-morfologia de Muratori (1967) – como daqueles que foram vinculados a corrente do pós-estruturalismo – a teoria ator-rede de Latour (2015). A dissertação estrutura-se em três capítulos. O primeiro, dedica-se à análise das disputas de interesses que envolveram a decisão da construção da linha ao longo do rio Paraopeba, das quais se destacam: as diferenças entre as linhas executadas pelo poder público – calcadas em interesses políticos e de integração territorial – daquelas de iniciativa privada – as ferrovias chamadas cata-café –, as controvérsias em torno da bitola adequada à expansão ferroviária e a especulação fundiária dos territórios atravessados pela ferrovia. O segundo capítulo dedica-se, em específico, à construção do Ramal Paraopeba, explicitando as controvérsias e condições enfrentadas durante a execução da obra. No terceiro capítulo demonstra-se como um território antes marginal transformou-se em termos geopolíticos, populacionais e fundiários após a implantação da ferrovia. Concluiu-se que no início do século XX, ao implantar o novo trajeto nas várzeas do Rio Paraopeba, ocorreu a reversão das estruturas de longa duração que permitiram que este território se estabelecesse como lugar de resistência às margens do controle direto das administrações centrais durante quase três séculos.
Abstract: Between 1910 and 1919, a costly project was carried out in the central region of Minas Gerais. It aimed to abandon the old railway trunk of the main Brazilian railway, the Estrada de Ferro Central do Brasil, and implement it along the Paraopeba River. The decision for the new route, which expanded the route between the old General Carneiro and Queluz (Conselheiro Lafaiete) stations and entailed the need for new expropriations, was not properly studied in historiography until now. This dissertation aims, on the one hand, to explain the controversies and interplay of interests that supported and made this initiative viable. On the other, to demonstrate the transformations that its execution caused in the territory of Vale do Paraopeba. The research is based on urban history, on games of temporal and geographic scale (REVEL, 1998). It considers the contributions of authors interested in long-term structures – as Muratori's type-morphology (1967) – as well as those who were linked to the current of post-structuralism – Latour’s actor-network theory (2015). The dissertation is structured into three chapters. The first one is dedicated to the analysis of the disputes of interests that involved the decision to build the line along the Paraopeba. In this context, the differences between the lines carried out by the public authorities – based on political interests and territorial integration – and those run by the private sector – the railways called cata-café – stand out; as well as the controversies surrounding the appropriate gauge for railway expansion and land speculation in the territories crossed by the railway. The second chapter is specifically dedicated to the construction of the Paraopeba Branch, explaining the controversies and resistance in its execution. The third chapter demonstrates how a previously marginal territory was transformed in geopolitical, population and land terms after the implementation of the railway. By implementing the new route in the floodplains of the Paraopeba River, the reversal of long-lasting structures that allowed for almost three centuries this territory to establish itself as a place of resistance. This is on the margins of direct control by the central administrations.
Subject: Ferrovias - História
Geopolítica
Política urbana
Paraopeba, Rio, Vale (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79074
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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