Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79076
Tipo: Artigo de Periódico
Título: “Eu não dou conta disso”: representações sociais de professores da educação básica sobre alunas travestis e transexuais
Título(s) alternativo(s): “I don't know what to do with it”: social representations of basic education teachers about transvestite and transsexual students
Autor(es): Luiz Paulo Ribeiro
Mariana Esteves da Costa
Resumo: Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis professores que tiveram alunas travestis ou transexuais em seu percurso e foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que transexualidade e a travestilidade são representadas como algo “não familiar”, além de serem ancoradas a partir das referências de corpos cisgêneros. Evidencia-se que ainda há um caminho extenso a ser percorrido para a qualidade de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais na escola básica.
Abstract: This paper analyzed the social representations of teachers of Basic Education in Belo Horizonte/MG about transvestite and transsexual students. For data collection, narrative interviews were carried out with six teachers who had transvestite or transsexualstudents in their path and the content analysis method was used. The results show that transsexuality and transvestility are represented as something ―unfamiliar‖, in addition to being anchored from the references of cisgender bodies. It is evident that there is still a long way to go for the quality of access and permanence of transvestites and transsexuals in basic school.
Assunto: Representações sociais
Transexualidade
Docentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14465
URI: http://hdl.handle.net/1843/79076
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14465
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Diversidade e Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eu não dou conta disso.pdf274.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.