Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leandro Soares Assunção Rafael | pt_BR |
dc.creator | Geraldo Magela Pereira Leão | pt_BR |
dc.creator | Juliana Batista dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T19:45:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T19:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-11 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 13 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-5250 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/79140 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que busca compreender as relações étnico-raciais nos tempos de intervalo escolar. Esta pesquisa parte da compreensão de que o intervalo é um momento de socialização e parte da premissa que na escola os estudantes negros são marcados profundamente pelas opiniões emitidas sobre seus corpos. Em 2023, iniciou-se a observação participante na instituição que possui 36,59% de estudantes autodeclarados negros, 45,16% brancos, 0,36% amarelos e 17,87% não declarados. Neste contato, destaca-se que os estudantes utilizam dos tempos e espaços de intervalo para desenvolver diferentes atividades culturais, de lazer e de militância que são observadas como momentos de encontro com diferentes formas de zoações. Nesta escola a zoação se apresenta no intervalo na forma de apelidos que utiliza de características físicas ou comportamentais de jovens negros/as para nomeá-los. Eles representam, quase sempre, a reprodução racista de estigmas sobre o fenótipo negro do cotidiano escolar. Contudo, como relata uma estudante preta, apelidar pode criar um vínculo de afeto e reforço da negritude em que um apelido inicialmente jocoso, se torna uma forma de ressignificar os apelidos em prol de uma nova visão que politiza a raça. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intervalo escolar | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Jovens negros | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Tempos escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Jovens negros | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Educação -- Relações raciais | pt_BR |
dc.title | Relações raciais nos tempos de intervalo escolar: os apelidos de jovens negras/os | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/anais/trabalhos/lista | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5998-4284 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9894-5488 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6477-5388 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relações Raciais nos tempos de intervalo escolar os apelidos de jovens negros.pdf | 218.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.