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dc.creatorLeandro Soares Assunção Rafaelpt_BR
dc.creatorGeraldo Magela Pereira Leãopt_BR
dc.creatorJuliana Batista dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T19:45:10Z-
dc.date.available2025-01-10T19:45:10Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.issn2358-5250pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79140-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que busca compreender as relações étnico-raciais nos tempos de intervalo escolar. Esta pesquisa parte da compreensão de que o intervalo é um momento de socialização e parte da premissa que na escola os estudantes negros são marcados profundamente pelas opiniões emitidas sobre seus corpos. Em 2023, iniciou-se a observação participante na instituição que possui 36,59% de estudantes autodeclarados negros, 45,16% brancos, 0,36% amarelos e 17,87% não declarados. Neste contato, destaca-se que os estudantes utilizam dos tempos e espaços de intervalo para desenvolver diferentes atividades culturais, de lazer e de militância que são observadas como momentos de encontro com diferentes formas de zoações. Nesta escola a zoação se apresenta no intervalo na forma de apelidos que utiliza de características físicas ou comportamentais de jovens negros/as para nomeá-los. Eles representam, quase sempre, a reprodução racista de estigmas sobre o fenótipo negro do cotidiano escolar. Contudo, como relata uma estudante preta, apelidar pode criar um vínculo de afeto e reforço da negritude em que um apelido inicialmente jocoso, se torna uma forma de ressignificar os apelidos em prol de uma nova visão que politiza a raça.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervalo escolarpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectJovens negrospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTempos escolarespt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherJovens negrospt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducação -- Relações raciaispt_BR
dc.titleRelações raciais nos tempos de intervalo escolar: os apelidos de jovens negras/ospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/anais/trabalhos/listapt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5998-4284pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9894-5488pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6477-5388pt_BR
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