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http://hdl.handle.net/1843/79213
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os sentidos do trabalho para os Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Santa Luzia |
Autor(es): | Thiago Bruno Vieira Moreira |
Primeiro Orientador: | Cristiana Trindade Ituassu |
Primeiro membro da banca : | Nayara Silva de Noronha |
Segundo membro da banca: | Mariana de Lima Caeiro |
Resumo: | Os técnicos administrativos em educação (TAEs) são profissionais importantes para que as instituições públicas de ensino funcionem adequadamente e cumpram seu objetivo de transformar realidades por meio da educação. Contudo, essa carreira é negligenciada pela literatura. O sentido do trabalho, por sua vez, importa porque influencia a satisfação, comprometimento, qualidade de vida, engajamento e outras dimensões que afetam a relação entre o trabalhador e a organização em que está inserido. Diante disso, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo descrever o sentido do trabalho para os TAEs do IFMG Santa Luzia. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 16 participantes. A metodologia seguiu três etapas: primeiro compreendeu a trajetória profissional e importância do trabalho para os entrevistados, em seguida aplicou o modelo teórico de sentido de trabalho de Morin (2001) e, por fim, descreveu os elementos que caracterizam um trabalho com sentido para esses profissionais. A análise de conteúdo realizada revelou que, quanto às características de Morin (2001) para um trabalho com sentido, os entrevistados relacionam a reduzida eficiência do seu trabalho e o comprometimento da satisfação à burocracia envolvida neste. A totalidade reconhece a relevância social de sua função e concorda que esta possibilita o cultivo de relações interpessoais significativas, a despeito do baixo investimento da organização em promover isso. Embora a estabilidade no cargo contribua para a segurança e autonomia financeira, os participantes relatam que a pouca valorização da carreira, defasagem salarial e políticas instáveis de governo afetam significativamente este aspecto. Por fim, consideram que o trabalho ocupa adequadamente o tempo, entretanto, para os que exercem cargo de chefia essa característica não se confirma totalmente. Além disso, para estes profissionais um trabalho com sentido requer que os resultados obtidos sejam eficazes em produzir efeitos contributivos na vida de pessoas, além de ser satisfatório a quem executa. Quase todos os entrevistados consideram o próprio trabalho dotado de sentido, ainda que de forma parcial. Nesta pesquisa esses achados são então discutidos, bem como suas origens e implicações. |
Assunto: | Trabalho Aspectos psicológicos Gestão Pública Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Servidores públicos Administração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79213 |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Os Sentidos do Trabalho para os Técnicos Administrativos em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Santa Luzia.pdf | 764.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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