Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79213
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristiana Trindade Ituassupt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999677890116941pt_BR
dc.contributor.referee1Nayara Silva de Noronhapt_BR
dc.contributor.referee2Mariana de Lima Caeiropt_BR
dc.creatorThiago Bruno Vieira Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0937330606543553pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T18:30:27Z-
dc.date.available2025-01-14T18:30:27Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79213-
dc.description.resumoOs técnicos administrativos em educação (TAEs) são profissionais importantes para que as instituições públicas de ensino funcionem adequadamente e cumpram seu objetivo de transformar realidades por meio da educação. Contudo, essa carreira é negligenciada pela literatura. O sentido do trabalho, por sua vez, importa porque influencia a satisfação, comprometimento, qualidade de vida, engajamento e outras dimensões que afetam a relação entre o trabalhador e a organização em que está inserido. Diante disso, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo descrever o sentido do trabalho para os TAEs do IFMG Santa Luzia. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 16 participantes. A metodologia seguiu três etapas: primeiro compreendeu a trajetória profissional e importância do trabalho para os entrevistados, em seguida aplicou o modelo teórico de sentido de trabalho de Morin (2001) e, por fim, descreveu os elementos que caracterizam um trabalho com sentido para esses profissionais. A análise de conteúdo realizada revelou que, quanto às características de Morin (2001) para um trabalho com sentido, os entrevistados relacionam a reduzida eficiência do seu trabalho e o comprometimento da satisfação à burocracia envolvida neste. A totalidade reconhece a relevância social de sua função e concorda que esta possibilita o cultivo de relações interpessoais significativas, a despeito do baixo investimento da organização em promover isso. Embora a estabilidade no cargo contribua para a segurança e autonomia financeira, os participantes relatam que a pouca valorização da carreira, defasagem salarial e políticas instáveis de governo afetam significativamente este aspecto. Por fim, consideram que o trabalho ocupa adequadamente o tempo, entretanto, para os que exercem cargo de chefia essa característica não se confirma totalmente. Além disso, para estes profissionais um trabalho com sentido requer que os resultados obtidos sejam eficazes em produzir efeitos contributivos na vida de pessoas, além de ser satisfatório a quem executa. Quase todos os entrevistados consideram o próprio trabalho dotado de sentido, ainda que de forma parcial. Nesta pesquisa esses achados são então discutidos, bem como suas origens e implicações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTécnicos em administraçãopt_BR
dc.subjectSentido do trabalhopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherAspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.subject.otherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherServidores públicospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleOs sentidos do trabalho para os Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Santa Luziapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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