Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/79315
Tipo: Dissertação
Título: Sull'oceano, entre travessias e palavras : a migração italiana e a escrita pedagógica de Edmondo de Amicis
Título(s) alternativo(s): Sull'oceano, between crossings and words : Italian migration and the pedagogical writing of Edmondo de Amicis
Sull'oceano, entre cruces y palabras : la migración italiana y la escritura pedagógica de Edmondo de Amicis
Sull'oceano, tra incroci e parole : l'emigrazione italiana e la scrittura pedagogica di Edmondo de Amicis
Sull'oceano, entre croisements et mots : la migration italienne et l'écriture pédagogique d'Edmondo de Amicis
Autor(es): Victor Frascarolli Calçado
primer Tutor: Douglas Attila Marcelino
primer miembro del tribunal : Francisco Regis Lopes Ramos
Segundo miembro del tribunal: Beatriz de Moraes Vieira
Resumen: A obra Sull’Oceano, escrita no final do século XIX por Edmondo De Amicis, foi resultado da experiência de viagem empreendida pelo autor italiano na primavera de 1884. Ao embarcar no navio Nord America, no porto de Genova, o escritor-viajante tinha como destino a cidade de Buenos Aires, onde lhe foi recomendado escrever sobre o povo argentino e a sua cultura. No entanto, contrariando seu próprio editor, Emílio Treves, De Amicis decidiu construir sua narrativa a partir de observações dos acontecimentos no interior do navio. Foi, portanto, a partir de um fenômeno excepcional – a travessia dos emigrantes italianos rumo ao Novo Mundo – que De Amicis elaborou seu romance de viagem. Explorando a dimensão cômica do comportamento humano, o escritor-viajante abordou problemas políticos e sociais que assolavam a sociedade italiana pós-Risorgimento, conforme se pode notar pelo modo emblemático com que o texto trata dos conflitos entre a primeira e a terceira classes do navio. Adotando um tom realista para descrever as fisionomias, vestimentas e a situação degradante encontradas nas dependências da embarcação, De Amicis também empregou recursos ficcionais para inventar e imaginar personagens, diálogos e situações. Partindo da análise desses e de outros aspectos da escrita deamicisiana, esta pesquisa investiga como o autor se apropriou da experiência da travessia para construir uma narrativa edificante. Para esse tipo de análise, foi preciso considerar o papel da escrita no mundo moderno, principalmente suas potencialidades como prática capaz de construir discursos e arregimentar afetos, identidades e simbologias. Baseando-se em estudos e conceitos de importantes teóricos, como Michel de Certeau, Jacques Rancière e James Clifford, identificou-se, nas formas de construção do outro – nesse caso o próprio povo italiano –, o emprego de elementos sentimentais e pedagógicos, característicos de uma escrita permeada por um teor instrumental, que estabelecia um modelo ideal de civilização italiana.
Abstract: The work Sull'oceano, written at the end of the 19th century by Edmondo De Amicis, was the result of the travel experience undertaken by the Italian author in the spring of 1884. When boarding the ship Nord America, in the port of Genoa, the traveler-writer had as destination for the city of Buenos Aires, where he was recommended to write about the Argentine people and their culture. However, contrary to his own editor, Emílio Treves, De Amicis decided to build his narrative based on observations of events inside the ship. It was, therefore, based on an exceptional phenomenon – the crossing of Italian emigrants towards the New World – that De Amicis created his travel novel. Exploring the comical dimension of human behavior, the traveler-writer addressed political and social problems that plagued post-Risorgimento Italian society, as can be seen in the emblematic way in which the text deals with conflicts between the first and third classes of the ship. Adopting a realistic tone to describe the physiognomies, clothing and the degrading situation found on the ship's premises, De Amicis also used fictional resources to invent and imagine characters, dialogues and situations. Starting from the analysis of these and other aspects of deamicisian writing, this research investigates how the author appropriated the experience of the crossing to construct an uplifting narrative. For this type of analysis, it was necessary to consider the role of writing in the modern world, especially its potential as a practice capable of constructing discourses and regimenting affections, identities and symbols. Based on studies and concepts from important theorists, such as Michel de Certeau, Jacques Rancière and James Clifford, it was identified, in the forms of construction of the other – in this case the italian people themselves – the use of sentimental and pedagogical elements characteristic of a writing permeated by an instrumental content, which established an ideal model of Italian civilization.
Asunto: História - Teses
Viagens - Teses
Alegorias - Teses
De Amicis, Edmondo, 1846-1908
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79315
Fecha del documento: 14-dic-2023
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