Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/79366
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compreensão de ser como crítica à relação sujeito e objeto em Ser e Tempo |
Autor(es): | Monique Costa |
primer Tutor: | Eduardo Soares Neves |
primer miembro del tribunal : | Marco Antônio Casanova |
Segundo miembro del tribunal: | André Joffily Abath |
Resumen: | Na analítica existenciária heideggeriana temos, em meio à preparação de um campo para a ontologia fundamental, uma crítica a concepções tradicionais da filosofia que entendem o conhecimento como originário em uma relação do homem com o mundo. Essas concepções estabelecem uma dicotomia entre dois entes subsistentes, legado geral das teorias do conhecimento representacionistas. Com estas, surgem os dualismos: homem e mundo, sujeito e objeto. Heidegger busca descontruir a noção dualista, defendendo que uma relação entre sujeito e objeto surge de modo secundário, dado que a abertura originária de manifestação dos entes se dá por um fenômeno unitário denominado ser-no-mundo. No que corresponde à argumentação heideggeriana, nossa hipótese de trabalho é que a compreensão de ser cumpre o papel principal neste intento na medida em que essa instaura ser-no-mundo. Assim, mostraremos como Heidegger opera com a desconstrução do termo que comumente denominamos compreensão, de caráter cognitivo, para a concepção de um compreender de possibilidades existenciais que se constituem a partir de sua noção de mundo. |
Abstract: | In the Heideggerian existential analytic, as the ground for fundamental ontology, we find a critique of traditional conceptions of philosophy that understand knowledge as a relationship between man and the world. These conceptions establish a dichotomy between two subsisting entities, which entails the general legacy of representationist theories of knowledge. From there, dualisms arise: man and world, subject and object. Heidegger seeks to deconstruct this dualistic notion, arguing that a relationship between subject and object arises only secondarily, given that the original opening of manifestation of entities is carried out by a unitary phenomenon called being-in-the-world. Dealing with Heidegger's encompassing argument, our core hypothesis is that understanding plays the main role in this attempt, inasmuch as it establishes being-in-the-world. Thus, we will show how Heidegger operates with a deconstruction of the term that we commonly call understanding, a conception of cognitive nature, aiming for a conception of understanding that lays the existential possibilities constituted from his notion of the world. |
Asunto: | Filosofia - Teses Heidegger, Martin, 1889-1976. Ser e tempo Ontologia - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79366 |
Fecha del documento: | 13-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
(Depósito)Monique Costa - Dissertação - Versão final_completa.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons