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Tipo: Dissertação
Título: Compreensão de ser como crítica à relação sujeito e objeto em Ser e Tempo
Autor(es): Monique Costa
primer Tutor: Eduardo Soares Neves
primer miembro del tribunal : Marco Antônio Casanova
Segundo miembro del tribunal: André Joffily Abath
Resumen: Na analítica existenciária heideggeriana temos, em meio à preparação de um campo para a ontologia fundamental, uma crítica a concepções tradicionais da filosofia que entendem o conhecimento como originário em uma relação do homem com o mundo. Essas concepções estabelecem uma dicotomia entre dois entes subsistentes, legado geral das teorias do conhecimento representacionistas. Com estas, surgem os dualismos: homem e mundo, sujeito e objeto. Heidegger busca descontruir a noção dualista, defendendo que uma relação entre sujeito e objeto surge de modo secundário, dado que a abertura originária de manifestação dos entes se dá por um fenômeno unitário denominado ser-no-mundo. No que corresponde à argumentação heideggeriana, nossa hipótese de trabalho é que a compreensão de ser cumpre o papel principal neste intento na medida em que essa instaura ser-no-mundo. Assim, mostraremos como Heidegger opera com a desconstrução do termo que comumente denominamos compreensão, de caráter cognitivo, para a concepção de um compreender de possibilidades existenciais que se constituem a partir de sua noção de mundo.
Abstract: In the Heideggerian existential analytic, as the ground for fundamental ontology, we find a critique of traditional conceptions of philosophy that understand knowledge as a relationship between man and the world. These conceptions establish a dichotomy between two subsisting entities, which entails the general legacy of representationist theories of knowledge. From there, dualisms arise: man and world, subject and object. Heidegger seeks to deconstruct this dualistic notion, arguing that a relationship between subject and object arises only secondarily, given that the original opening of manifestation of entities is carried out by a unitary phenomenon called being-in-the-world. Dealing with Heidegger's encompassing argument, our core hypothesis is that understanding plays the main role in this attempt, inasmuch as it establishes being-in-the-world. Thus, we will show how Heidegger operates with a deconstruction of the term that we commonly call understanding, a conception of cognitive nature, aiming for a conception of understanding that lays the existential possibilities constituted from his notion of the world.
Asunto: Filosofia - Teses
Heidegger, Martin, 1889-1976. Ser e tempo
Ontologia - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79366
Fecha del documento: 13-may-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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