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Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas de intervenção precoce centradas na família para crianças com risco ou atraso do desenvolvimento motor
Authors: Ana Paula Mezetti dos Santos Luz
First Advisor: Rafaela Silva Moreira
First Referee: Ana Flavia de Souza Pascoal
Second Referee: Lara de Almeida Rodrigues
Abstract: Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) são obstáculos que podem afetar diversas áreas do desenvolvimento infantil, como sensório-motor, cognição, linguagem e sócio emocional, podendo gerar impactos significativos a longo prazo. A intervenção precoce (IP), com foco na participação ativa da família, desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento infantil, entretanto, ainda não está claro, como estas IP vem sendo realizadas. Objetivo: Identificar e analisar as práticas de IP centradas na família e sua eficácia para crianças com risco ou atraso no desenvolvimento motor. Métodos: Este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos publicados nos últimos dez anos, incluindo ensaios clínicos, estudos de coorte, estudos piloto e relato de caso. As buscas foram realizadas nas bases de dados Embase e Medline/Pubmed, utilizando termos como "atraso no desenvolvimento", "intervenção precoce", "prática centrada na família", entre outros, em português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados 2.432 artigos e após triagem apenas sete estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. A análise dos resultados revelou que o Coaching dos Pais (43%) e o COPing with and Curing for infants with special need” (COPCA)(29%) foram as práticas de IP centradas na família mais usadas para crianças com risco ou atraso no desenvolvimento motor. Dentre os artigos avaliados cinco estudos (71,4%) demonstraram resultados positivos para IP centrada na família no domínio motor. Conclusão: A presença de fatores como pobreza, desnutrição e falta de estímulos, juntamente com outros determinantes sociais, exercem impacto negativo no desenvolvimento ideal das crianças. Nesse contexto, a IP centrada na família, em especial quando há uso do Coaching, se destaca como o método eficaz e economicamente viável para promover o desenvolvimento infantil. O envolvimento ativo dos membros familiares torna-se, portanto, essencial para melhorar os resultados dessas intervenções e garantir um desenvolvimento saudável e completo das crianças.
Abstract: Developmental delays (DD) are obstacles that can affect various areas of child development, such as sensory-motor, cognition, language, and socio-emotional aspects, potentially causing significant long-term impacts. Early intervention (EI), focusing on active family participation, plays a fundamental role in promoting child development. However, it is still unclear how these EIs are being implemented. Objective: To identify and analyze family-centered EI practices and their effectiveness for children at risk of or with motor developmental delays. Methods: This study conducted an integrative literature review. Articles published in the last ten years were selected, including clinical trials, cohort studies, pilot studies, and case reports. A search was conducted in the Embase and Medline/PubMed databases using terms such as "developmental delay," "early intervention," and "family-centered practice," among others, in Portuguese, English, and Spanish. Results: A total of 2,432 articles were found, and after screening, only seven studies met the eligibility criteria. The analysis of the results revealed that Parent Coaching (43%) and "COPing with and Curing for infants with special needs" (COPCA) (29%) were the most frequently utilized family-centered EI practices for children at risk of or with motor developmental delays. Among the evaluated articles, five studies (71.4%) demonstrated positive outcomes for family-centered EI in the motor domain. Conclusion: Factors such as poverty, malnutrition, and lack of stimulation, along with other social determinants, negatively impact the optimal development of children. In this context, family-centered EI, especially when using coaching, stands out as an effective and economically viable method to promote child development. The active involvement of family members is, therefore, essential to improve the outcomes of these interventions and ensure healthy and comprehensive development for children.
Subject: Desenvolvimento infantil
Disturbios do movimento nas crianças
Fisioterapia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79398
Issue Date: 22-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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