Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79678
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dc.creatorAlvana Maria Bofpt_BR
dc.creatorMaria Teresa Gonzaga Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T19:59:13Z-
dc.date.available2025-02-05T19:59:13Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.spage191pt_BR
dc.citation.epage232pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/9786558011026.ceppe.v9.5972pt_BR
dc.identifier.issn2763-5139pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79678-
dc.description.resumoEste estudo apresenta um diagnóstico sobre o aprendizado dos estudantes de ensino fundamental no período de 2007 a 2021, sob a perspectiva da superação das desigualdades. Analisa a evolução do percentual de estudantes que atingiram o nível adequado de aprendizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerando as regiões, unidades federativas, localização (urbana/rural) da escola e grupos de estudantes definidos por sexo, cor/raça e nível socioeconômico. Apresenta também uma análise descritiva de um conjunto de escolas que não participam do Saeb e, portanto, não têm informações sobre o desempenho dos alunos. Essas escolas não têm Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado, ficando invisíveis no diagnóstico da qualidade. Os resultados indicam a persistência e a ampliação das desigualdades no aprendizado entre os estudantes no País. Mostram ainda semelhanças entre o perfil das escolas sem Ideb e as escolas com baixo percentual de estudantes que atingiram o nível adequado de aprendizado. Diante dessas evidências, o estudo recomenda que o novo Plano Nacional de Educação adote metas e estratégias mais eficazes para superar as desigualdades educacionais e sugere que o monitoramento da qualidade da educação básica utilize indicadores mais abrangentes para avaliar as escolas que não fazem parte da população-alvo do Saeb e, portanto, não têm Ideb calculado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAprendizado no ensino fundamental: diagnóstico das desigualdades e “escolas invisíveis”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/5972pt_BR
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