Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/79678
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizado no ensino fundamental: diagnóstico das desigualdades e “escolas invisíveis” |
Autor(es): | Alvana Maria Bof Maria Teresa Gonzaga Alves |
Resumen: | Este estudo apresenta um diagnóstico sobre o aprendizado dos estudantes de ensino fundamental no período de 2007 a 2021, sob a perspectiva da superação das desigualdades. Analisa a evolução do percentual de estudantes que atingiram o nível adequado de aprendizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerando as regiões, unidades federativas, localização (urbana/rural) da escola e grupos de estudantes definidos por sexo, cor/raça e nível socioeconômico. Apresenta também uma análise descritiva de um conjunto de escolas que não participam do Saeb e, portanto, não têm informações sobre o desempenho dos alunos. Essas escolas não têm Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado, ficando invisíveis no diagnóstico da qualidade. Os resultados indicam a persistência e a ampliação das desigualdades no aprendizado entre os estudantes no País. Mostram ainda semelhanças entre o perfil das escolas sem Ideb e as escolas com baixo percentual de estudantes que atingiram o nível adequado de aprendizado. Diante dessas evidências, o estudo recomenda que o novo Plano Nacional de Educação adote metas e estratégias mais eficazes para superar as desigualdades educacionais e sugere que o monitoramento da qualidade da educação básica utilize indicadores mais abrangentes para avaliar as escolas que não fazem parte da população-alvo do Saeb e, portanto, não têm Ideb calculado. |
Asunto: | Ensino fundamental Planejamento educacional Avaliação educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.24109/9786558011026.ceppe.v9.5972 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79678 |
Fecha del documento: | 21-dic-2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/5972 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizado no ensino fundamental.pdf | 607.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.