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http://hdl.handle.net/1843/79703
Tipo: | Dissertação |
Título: | De clandestina à educativa : embates comunicacionais na legalização de uma rádio comunitária |
Autor(es): | Thaís Amélia de Oliveira Gomes |
Primeiro Orientador: | Fábia Pereira Lima |
Primeiro membro da banca : | Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna |
Segundo membro da banca: | Nair Prata Moreira Martins |
Terceiro membro da banca: | Sônia Caldas Pessoa |
Resumo: | A partir de um estudo de caso sobre a Rádio Favela, situada em Belo Horizonte (MG), este trabalho analisa três embates comunicacionais investigados à luz da Análise Crítica de Discurso, buscando compreender o processo de busca por legitimação em uma rádio comunitária. Apesar de ter sido legalizada, em 2001, sob o regime educativo, a Rádio Favela construiu um legado de décadas na luta pela radiodifusão comunitária. Como referencial teórico para a nossa análise, repassaremos pelas obras desenvolvidas por pesquisadores como Peter Berger, Thomas Luckmann, Erving Goffman e Norman Fairclough. Os resultados desta investigação sinalizam que, ao contrário do que ocorre em veículos comerciais, para as rádios comunitárias a trajetória na busca por legitimidade não acontece de forma linear, contínua ou em perspectiva seriada e sim de forma espiralar. Os momentos de crise sociais funcionam para as rádios comunitárias como brechas na hegemonia praticada e mantida pelos veículos comerciais, pois colocam em xeque a ideologia vigente e abrem brechas para a transformação da idealização sobre veículos de comunicação e suas representações. No caso da Rádio Favela, essas transformações são subsidiadas ou impulsionadas pela capacidade da emissora de ressignificar suas vulnerabilidades e a sua experiência, produzindo resistência. |
Abstract: | Based on a case study of Rádio Favela, located in Belo Horizonte (MG), this paper analyzes three communicational clashes investigated through the lens of Critical Discourse Analysis, aiming to understand the process of seeking legitimacy in a community radio station. Although it was legalized in 2001 under an educational regime, Rádio Favela built a legacy of decades in the fight for community broadcasting. As a theoretical framework for our analysis, we will revisit the works of researchers such as Peter Berger, Thomas Luckmann, Erving Goffman, and Norman Fairclough. The results of this investigation indicate that, contrary to what occurs in commercial media, for community radios, the path to legitimacy does not follow a linear, continuous, or serialized perspective but rather a spiral form. Social crises serve as opportunities for community radios to challenge the hegemony practiced and maintained by commercial media, as they question the prevailing ideology and open gaps for transforming the idealization of communication vehicles and their representations. In the case of Rádio Favela, these transformations are supported or driven by the station's ability to reframe its vulnerabilities and experiences, producing resistance. |
Assunto: | Comunicação - Teses Rádio - Teses Radiodifusão - Aspectos sociais - Teses Comunicação de massa - Aspectos sociais - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79703 |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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DISSERTAÇÃO AMÉLIA GOMES PPGCOM UFMG.pdf | 7.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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