Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79703
Type: Dissertação
Title: De clandestina à educativa : embates comunicacionais na legalização de uma rádio comunitária
Authors: Thaís Amélia de Oliveira Gomes
First Advisor: Fábia Pereira Lima
First Referee: Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
Second Referee: Nair Prata Moreira Martins
Third Referee: Sônia Caldas Pessoa
Abstract: A partir de um estudo de caso sobre a Rádio Favela, situada em Belo Horizonte (MG), este trabalho analisa três embates comunicacionais investigados à luz da Análise Crítica de Discurso, buscando compreender o processo de busca por legitimação em uma rádio comunitária. Apesar de ter sido legalizada, em 2001, sob o regime educativo, a Rádio Favela construiu um legado de décadas na luta pela radiodifusão comunitária. Como referencial teórico para a nossa análise, repassaremos pelas obras desenvolvidas por pesquisadores como Peter Berger, Thomas Luckmann, Erving Goffman e Norman Fairclough. Os resultados desta investigação sinalizam que, ao contrário do que ocorre em veículos comerciais, para as rádios comunitárias a trajetória na busca por legitimidade não acontece de forma linear, contínua ou em perspectiva seriada e sim de forma espiralar. Os momentos de crise sociais funcionam para as rádios comunitárias como brechas na hegemonia praticada e mantida pelos veículos comerciais, pois colocam em xeque a ideologia vigente e abrem brechas para a transformação da idealização sobre veículos de comunicação e suas representações. No caso da Rádio Favela, essas transformações são subsidiadas ou impulsionadas pela capacidade da emissora de ressignificar suas vulnerabilidades e a sua experiência, produzindo resistência.
Abstract: Based on a case study of Rádio Favela, located in Belo Horizonte (MG), this paper analyzes three communicational clashes investigated through the lens of Critical Discourse Analysis, aiming to understand the process of seeking legitimacy in a community radio station. Although it was legalized in 2001 under an educational regime, Rádio Favela built a legacy of decades in the fight for community broadcasting. As a theoretical framework for our analysis, we will revisit the works of researchers such as Peter Berger, Thomas Luckmann, Erving Goffman, and Norman Fairclough. The results of this investigation indicate that, contrary to what occurs in commercial media, for community radios, the path to legitimacy does not follow a linear, continuous, or serialized perspective but rather a spiral form. Social crises serve as opportunities for community radios to challenge the hegemony practiced and maintained by commercial media, as they question the prevailing ideology and open gaps for transforming the idealization of communication vehicles and their representations. In the case of Rádio Favela, these transformations are supported or driven by the station's ability to reframe its vulnerabilities and experiences, producing resistance.
Subject: Comunicação - Teses
Rádio - Teses
Radiodifusão - Aspectos sociais - Teses
Comunicação de massa - Aspectos sociais - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79703
Issue Date: 26-Aug-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO AMÉLIA GOMES PPGCOM UFMG.pdf7.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.