Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/79725
Tipo: Dissertação
Título: Antecedentes na intenção de viagem e na expectativa de experiência memorável de turistas idosos
Autor(es): Millena Bragança de Sousa
Primeiro Orientador: Marlusa de Sevilha Gosling
Primeiro membro da banca : Marlusa de Sevilha Gosling
Segundo membro da banca: Juliana Maria Magalhães Christino
Terceiro membro da banca: Mariana de Freitas Coelho
Resumo: Em face do aumento da expectativa de vida e da disponibilidade de tempo e renda da população idosa, este público tem se mostrado promissor no mercado turístico. A procura por viagens e lazer na terceira idade está relacionada com a busca por socialização e melhoria do bem-estar e qualidade de vida destes indivíduos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi mensurar as relações entre os fatores que antecedem a intenção de viagem para lugares desconhecidos e a expectativa de experiência memorável dos idosos utilizando a Teoria do Comportamento Planejado e acrescentando construtos de restrição e experiência memorável. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa descritiva, fazendo uso de técnicas de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre a Atitude e a Intenção de viajar para locais desconhecidos; que o Controle comportamental percebido impacta positivamente a Atitude, mas não impacta a Intenção diretamente, podendo ser atuar como uma variável mediadora na intenção de viagem dos idosos. Além disso, os resultados indicaram que o Comportamento passado e a Influência social possuem relação positiva com a Expectativa de experiência memorável, que por sua vez, influencia positivamente a Atitude e a Intenção de viajar. Por fim, as Restrições impactam negativamente a expectativa de experiência, porém não impactam a Intenção. O construto Comportamento passado, assim como a Influência Social, não tiveram relação positiva com a Intenção e nem com a Atitude. Alguns construtos como o Controle comportamental percebido e o Comportamento passado obtiveram um grau de desempenho baixo em relação a Atitude dos idosos, demonstrando que os gestores necessitam criar mecanismos que melhorem a percepção dos idosos sobre a facilidade de acesso a serviços turísticos, além de melhorar a experiência nos serviços visando assim, fidelizar esse público.
Abstract: Given the increase in life expectancy and the availability of time and income for the elderly population, this public has shown itself to be promising in the tourism market. The demand for travel and leisure among the elderly is related to the search for socialization and an improvement in their well-being and quality of life. In this sense, the aim of this study was to measure the relationship between the factors that precede the intention to travel to unknown places and the expectation of a memorable experience among the elderly, using the Theory of Planned Behavior and adding the constructs of restriction and memorable experience. The research is characterized as descriptive quantitative, using structural equation modeling techniques. The results showed that there is a positive relationship between Attitude and Intention to travel to unknown places; that Perceived behavioral control positively impacts Attitude, but does not directly impact Intention, and may act as a mediating variable in the travel intention of the elderly. In addition, the results indicated that Past Behavior and Social Influence have a positive relationship with the Expectation of a memorable experience, which in turn positively influences Attitude and Intention to travel. Finally, Restrictions have a negative impact on the expectation of an experience, but have no impact on Intention. The Past Behavior construct and Social Influence had no positive relationship with Intention or Attitude. Some constructs, such as Perceived Behavioral Control and Past Behavior, performed poorly in relation to the Attitude of the elderly, demonstrating that managers need to create mechanisms to improve the perception of the elderly about the ease of access to tourist services, as well as improving the experience of services in order to retain this public.
Assunto: Idosos
Turismo
Intenção de viagens
Expectativa de experiência memorável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79725
Data do documento: 15-Dez-2023
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