Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503365193492380pt_BR
dc.contributor.referee1Marlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Maria Magalhães Christinopt_BR
dc.contributor.referee3Mariana de Freitas Coelhopt_BR
dc.creatorMillena Bragança de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0459748004119152pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T19:28:37Z-
dc.date.available2025-02-06T19:28:37Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79725-
dc.description.abstractGiven the increase in life expectancy and the availability of time and income for the elderly population, this public has shown itself to be promising in the tourism market. The demand for travel and leisure among the elderly is related to the search for socialization and an improvement in their well-being and quality of life. In this sense, the aim of this study was to measure the relationship between the factors that precede the intention to travel to unknown places and the expectation of a memorable experience among the elderly, using the Theory of Planned Behavior and adding the constructs of restriction and memorable experience. The research is characterized as descriptive quantitative, using structural equation modeling techniques. The results showed that there is a positive relationship between Attitude and Intention to travel to unknown places; that Perceived behavioral control positively impacts Attitude, but does not directly impact Intention, and may act as a mediating variable in the travel intention of the elderly. In addition, the results indicated that Past Behavior and Social Influence have a positive relationship with the Expectation of a memorable experience, which in turn positively influences Attitude and Intention to travel. Finally, Restrictions have a negative impact on the expectation of an experience, but have no impact on Intention. The Past Behavior construct and Social Influence had no positive relationship with Intention or Attitude. Some constructs, such as Perceived Behavioral Control and Past Behavior, performed poorly in relation to the Attitude of the elderly, demonstrating that managers need to create mechanisms to improve the perception of the elderly about the ease of access to tourist services, as well as improving the experience of services in order to retain this public.pt_BR
dc.description.resumoEm face do aumento da expectativa de vida e da disponibilidade de tempo e renda da população idosa, este público tem se mostrado promissor no mercado turístico. A procura por viagens e lazer na terceira idade está relacionada com a busca por socialização e melhoria do bem-estar e qualidade de vida destes indivíduos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi mensurar as relações entre os fatores que antecedem a intenção de viagem para lugares desconhecidos e a expectativa de experiência memorável dos idosos utilizando a Teoria do Comportamento Planejado e acrescentando construtos de restrição e experiência memorável. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa descritiva, fazendo uso de técnicas de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre a Atitude e a Intenção de viajar para locais desconhecidos; que o Controle comportamental percebido impacta positivamente a Atitude, mas não impacta a Intenção diretamente, podendo ser atuar como uma variável mediadora na intenção de viagem dos idosos. Além disso, os resultados indicaram que o Comportamento passado e a Influência social possuem relação positiva com a Expectativa de experiência memorável, que por sua vez, influencia positivamente a Atitude e a Intenção de viajar. Por fim, as Restrições impactam negativamente a expectativa de experiência, porém não impactam a Intenção. O construto Comportamento passado, assim como a Influência Social, não tiveram relação positiva com a Intenção e nem com a Atitude. Alguns construtos como o Controle comportamental percebido e o Comportamento passado obtiveram um grau de desempenho baixo em relação a Atitude dos idosos, demonstrando que os gestores necessitam criar mecanismos que melhorem a percepção dos idosos sobre a facilidade de acesso a serviços turísticos, além de melhorar a experiência nos serviços visando assim, fidelizar esse público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subject.otherIdosospt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherIntenção de viagenspt_BR
dc.subject.otherExpectativa de experiência memorávelpt_BR
dc.titleAntecedentes na intenção de viagem e na expectativa de experiência memorável de turistas idosospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação repositório.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.