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http://hdl.handle.net/1843/79783
Type: | Tese |
Title: | Amor ao próximo e homoafetividade no discurso da Santa Sé: argumentação e gestão de pontos de vista em textos de Bento XVI e Francisco |
Other Titles: | Love of neighbor and homoaffectivity in the discourse of the Holy See: argumentation and management of points of view in texts by the popes Benedict XVI and Francis L'amour du prochain et l'homoaffectivité dans le discours du Saint-Siège : argumentation et gestion des points de vue dans les textes de Benoît XVI et de François Amor al prójimo y homoafectividad en el discurso de la Santa Sede: argumentación y gestión de puntos de vista en textos de Benedicto XVI y Francisco |
Authors: | Gabriel Campos Fernandino |
First Advisor: | Helcira Maria Rodrigues de Lima |
First Referee: | Daniel Mazzaro Vilar de Almeida |
Second Referee: | Luciano Magnoni Tocaia |
Third Referee: | Maria das Graças Soares Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee4: | Wander Emediato de Souza |
Abstract: | Esta pesquisa doutoral realiza um percurso analítico argumentativo-enunciativo do discurso da Santa Sé, a entidade que representa o centro de decisão da Igreja Católica. São analisados textos publicados em português entre 2005 e 2021, isto é, sob os pontificados de Bento XVI e Francisco. O objetivo geral da investigação é analisar a gestão de pontos de vista e da responsabilidade enunciativa acerca dos temas do amor ao próximo e da homoafetividade na Igreja, tendo em vista o seu papel na construção argumentativa. O movimento de leitura visa a interpretar como posicionamentos argumentados pelo mesmo ente enunciativo, em princípio concorrentes, acomodam-se em textos pontifícios. A proposta de estudo é levada a efeito, fundamentalmente, a partir da problemática da argumentação no discurso e da teorização de Alain Rabatel sobre pontos de vista e posturas enunciativas. A tese adota um posicionamento descritivo-interpretativo e, coerentemente ao posicionamento, aponta aspectos políticos da problemática e realiza movimentos de reflexividade crítica. Enquanto objetivo específico, o estado da arte mobilizado é compilado em um gesto de articulação de categorias de análise, replicável a outros corpora. A análise é realizada a partir da concepção de dois eixos temáticos, designados como o “eixo da agregação” e “da segregação”. Neste último, estão alocados dois documentos autorizados pelo papa e cujo conteúdo censura a homoafetividade no âmbito eclesial e no sacramento do matrimônio. O eixo temático da agregação contém, proporcionalmente, dois textos, os quais promovem o amor ao próximo sem restrições e são, além de autorizados, assinados pelo sumo sacerdote. O percurso analítico realizado concluiu que o mesmo enunciador Santa Sé, cuja principal voz é a do papa, amparado por valores da doxa católica, argumenta, com efeito, pontos de vista díspares e, em princípio, contraditórios. Contudo, a aparente incongruência é resolvida a partir da fonte evidencial dogmática comum, designada nesta tese como a “pistis crística”. O grau de contradição aparente e a imputação e assunção da responsabilidade enunciativa variam em função do gênero discursivo, do alocutário visado, do eixo temático e do objeto de discurso. Concluiu-se ainda que, enquanto a instanciação de fala ligada à pessoa do papa tende a variar entre pontificados, a fala do papa-instituição tende à continuidade. Por fim, depreendeu-se que locutores primários dos textos da agregação recorrem com mais evidência e frequência às emoções e mobilizam mais subjetivemas e patemas. Estes, embora presentes nos textos da segregação, tendem a ser apagados com a desinscrição do locutor e a austeridade do gênero de discurso. |
Abstract: | This doctoral research undertakes an argumentative and enunciative analysis of the discourse of the Holy See, the entity representing the decision-making apex of the Catholic Church. Texts published in Portuguese between 2005 and 2021, under the pontificates of Benedict XVI and Francis, are analyzed. The general objective of the investigation is to assess the management of points of view and enunciative responsibility regarding the themes of love for one’s neighbor and homoaffectivity in the Church, considering its role in the argumentative construction. The research aims to interpret how ambiguous orientations argued by the same enunciative entity are accommodated in pontifical texts. The study is primarily based on the l’argumentation dans le discours and Alain Rabatel's theorization on points of view and enunciative postures. The thesis adopts a descriptive-interpretative stance and, consistently with this stance, highlights political aspects of the issue and performs gestures of critical reflexivity. The state of the art is compiled into an articulation of categories of analysis, replicable to other corpora. The analysis is conducted based on the conception of two thematic axes, designated as the aggregation and segregation axes. In the latter, two documents authorized by the pope, whose content censures homoaffectivity in the ecclesial context and the sacrament of marriage, are placed. The aggregation thematic axis contains, proportionally, two texts that promote love for one’s neighbor without restrictions and are, in addition to being authorized, signed by the supreme pontiff. The analysis concluded that the same enunciator, the Holy See, whose main voice is that of the pope, supported by Catholic doxa values, effectively argues disparate and seemingly contradictory points of view. However, this apparent incongruity is resolved through the common dogmatic evidential source, referred to in this thesis as the pistis christica. The degree of apparent contradiction and the attribution and assumption of enunciative responsibility vary depending on the discursive genre, the targeted addressee, the thematic axis, and the discourse object. It was also concluded that, while the enunciation related to the person of the pope tends to vary between pontificates, the discourse of the pope as an institution tends to continuity. Finally, it was inferred that the primary speakers of the aggregation texts more frequently and evidently resort to emotions, mobilizing more subjectivemes and pathemes. These, although present in the segregation texts, tend to be erased by the speaker’s disengagement and the austerity of the discursive genre. |
Subject: | Igreja Católica. Papa (2005-2013: Bento XV) Igreja Católica. Papa (2013- : Francisco) Análise do discurso Discurso religioso Igreja Católica – História Homossexualidade Retórica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79783 |
Issue Date: | 19-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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