Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79865
Type: Dissertação
Title: Autoinscrever(-se): narrativas de uma professora e estudantes pretas
Other Titles: Self-enroll: narratives of a black teacher and students
Authors: Bruna Vasconcelos de Santana
First Advisor: Vinicius da Silva Lírio
First Referee: Libéria Rodrigues Neves
Second Referee: Laureci Ferreira da Silva
Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a ausência da Literatura Negra Brasileira na formação intelectual, histórica e social da professora, a autora deste estudo, e de 10 estudantes do 9º ano, todas mulheres e adolescentes pretas da Escola Jesus Cristo, local de trabalho da docente e de estudo das alunas. Nesta instituição, foram desenvolvidas experiências com a Literatura Negra Brasileira, em virtude do reconhecimento de que ainda existe exclusão e silenciamento, no processo de formação, quanto aos textos escritos por pessoas negras, especialmente, autoras. Reconhece-se a importância dessas referências no processo de construção das identidades das pessoas que compõem o estudo. Nesta investigação, buscou-se encontrar caminhos para transformar esse cenário por meio do contato com alguns desses gêneros textuais e da criação de autonarrativas. O ato de escrita surge como oportunidade para nos autoinscrever, enquanto mulheres e adolescentes pretas. Nesse sentido, obras das autoras Carolina Maria de Jesus, com o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, e Conceição Evaristo, com Olhos D’água, foram disparadoras do produto pedagógico dessa pesquisa, que consistiu em 8 encontros, intitulados Tessituras de Fios. A abordagem metodológica desta pesquisa foi autoetnográfica, pois essa abordagem possibilita um olhar de dentro para fora, voltado para a vivência das participantes, compondo significados, interpretações e autonomia na escrita. Além disso, também teve caráter colaborativo, por entender que a coletividade gera a emancipação das pessoas envolvidas na pesquisa, bem como a utilização da etnografia escolar pelo movimento constante da prática para a teoria e em um retorno à prática para transformá-la. Houve, ainda, o uso da cartografia, que permite estabelecer pontes na dinâmica do percurso, por meio de registros, reconhecimento de identificações, da possibilidade de perceber o inigualável e revelados nos encontros e desencontros do processo, enquanto ele acontece. Por fim, foi utilizado, como método de escrita, a escrevivência. Assim, a pesquisa revelou que a Literatura Negra Brasileira na formação histórica, política e social de mulheres e adolescentes pretas representa um ato de resistência identitária. Essa ação propicia mudanças de atitude a partir da aprendizagem coletiva e experiências autonarrativas, compondo a “escrevivência” sobre as inquietações de nossas vidas como mulheres e adolescentes e pretas.
Abstract: This study presents a reflection on the absence of Black Brazilian Literature in the intellectual, historical and social formation of the teacher, the author of this study, and of 10 9th grade students, all black women and teenagers, at the Jesus Cristo School, where the teacher works and the students study. At this institution, experiences with Black Brazilian Literature were developed, due to the recognition that there is still exclusion and silencing, in the educational process, regarding texts written by black people, especially authors. The importance of these references in the process of constructing the identities of the people who make up the study is recognized. In this investigation, we sought to find ways to transform this scenario through contact with some of these textual genres and the creation of self-narratives. The act of writing emerges as an opportunity to self-inscribe ourselves, as black women and teenagers. In this sense, works by authors Carolina Maria de Jesus, with the book Quarto de despejo: diário de uma favelada, and Conceição Evaristo, with Olhos D’água, were triggers for the pedagogical product of this research, which consisted of 8 meetings, entitled Tessituras de Fios. The methodological approach of this research was autoethnographic, as this approach allows for an inside-out look, focused on the participants’ experiences, composing meanings, interpretations and autonomy in writing. In addition, it also had a collaborative character, understanding that collectivity generates the emancipation of the people involved in the research, as well as the use of school ethnography, through the constant movement from practice to theory and a return to practice to transform it. There was also the use of cartography, which allows for establishing bridges in the dynamics of the path, through records, recognition of identifications, the possibility of perceiving the unique and revealed in the encounters and disagreements of the process, as it happens. Finally, writing was used as a writing method. Thus, the research revealed that Brazilian Black Literature in the historical, political and social formation of black women and adolescents represents an act of identity resistance. This action fosters changes in attitude based on collective learning and self-narrative experiences, composing the “writing experience” about the concerns of our lives as black women and adolescents.
Subject: Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Negras - Identidade racial
Professoras - Narrativas pessoais
Literatura brasileira - Escritoras negras
Escritoras negras brasileiras
Literatura brasileira - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79865
Issue Date: 21-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_BRUNA VASCONCELOS DE SANTANA.pdfDissertação3.76 MBAdobe PDFView/Open
Recurso Educacional_BRUNA VASCONCELOS DE SANTANA.pdfSequência Didática737.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.