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http://hdl.handle.net/1843/79877
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudos integrados sobre a efetividade da distribuição espacial dos aeródromos: acessibilidade aos aeródromos e áreas isoladas em Minas Gerais |
Autor(es): | Rafael Henrique Ferreira |
Primeiro Orientador: | Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega |
Primeiro Coorientador: | Anna Carolina Corrêa Pereira |
Primeiro membro da banca : | Daniela Antunes Lessa |
Segundo membro da banca: | Pastor Willy Gonzales Taco |
Resumo: | O objetivo geral é avaliar como a distribuição dos aeródromos e a capilaridade da infraestrutura de transporte terrestre em Minas Gerais atendem às demandas da população. A metodologia foi estruturada em três etapas principais: a caracterização do fenômeno, que envolveu uma análise detalhada da distribuição dos aeródromos considerando fatores socioeconômicos e de infraestrutura; a elaboração de um modelo utilizando álgebra de mapas e a criação de um mapa isócrono; e, por fim, a definição de estratégias para identificar áreas remotas, visando propor uma distribuição geográfica eficiente para os aeródromos. A importância da conectividade entre transportes aéreos e terrestres, destacando áreas isoladas e de difícil acesso que carecem de infraestrutura adequada, com ênfase em indicadores como o IDH e a renda per capita, que refletem o nível de desenvolvimento regional. A análise do tempo de viagem por automóvel até os aeródromos evidenciou disparidades na acessibilidade, com algumas áreas apresentando tempos de deslocamento superiores a 90 minutos, sugerindo a necessidade de intervenções estratégicas. A metodologia é amplamente transferível e limitada apenas pela disponibilidade de fontes de dados geoespaciais. A abordagem foi implementada para obter resultados semelhantes aos métodos tradicionais, apresentando benefícios em termos de tempo, custos e qualidade das soluções, especialmente na identificação de áreas remotas e na otimização da distribuição de aeródromos. No contexto da distribuição geográfica de aeródromos, o estudo propõe uma classificação multicritério para identificar áreas isoladas e otimizar a acessibilidade por automóveis aos aeródromos. A aplicação do estudo de caso fornece uma base para desenvolver ferramentas práticas que promovam melhorias na infraestrutura de transporte, considerando as necessidades das localidades. |
Abstract: | The overall objective is to assess how the distribution of airfields and the capillarity of the terrestrial transportation infrastructure in Minas Gerais meet the population's demands. The methodology was structured into three main stages: the characterization of the phenomenon, which involved a detailed analysis of the distribution of aerodromes considering socioeconomic and infrastructure factors; the elaboration of a model using map algebra and the creation of an isochronous map; and, finally, the definition of strategies to identify remote areas, aiming to propose an efficient geographic distribution for aerodromes. The importance of connectivity between air and ground transportation, highlighting isolated and hard-to-reach areas lacking adequate infrastructure, with an emphasis on indicators such as the HDI and per capita income, which reflect the level of regional development. The analysis of travel time by car to aerodromes highlighted disparities in accessibility, with some areas presenting travel times exceeding 90 minutes, suggesting the need for strategic interventions. The methodology is largely transferable and limited only by the availability of geospatial data sources. The approach was implemented to obtain results similar to traditional methods, presenting benefits in terms of time, costs and quality of solutions, especially in identifying remote areas and optimizing the distribution of aerodromes. In the context of the geographical distribution of aerodromes, the study proposes a multi-criteria classification to identify isolated areas and optimize accessibility to aerodromes by car. The case study application provides a basis for developing practical tools that promote improvements in transportation infrastructure, considering the needs of the localities. |
Assunto: | Transportes Aeroportos Geoprocessamento Transporte aéreo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79877 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Término do Embargo: | 29-Nov-2026 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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