Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbregapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158751194696023pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Anna Carolina Corrêa Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Daniela Antunes Lessapt_BR
dc.contributor.referee2Pastor Willy Gonzales Tacopt_BR
dc.creatorRafael Henrique Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432462525422579pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T15:09:51Z-
dc.date.available2025-02-11T15:09:51Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/79877-
dc.description.abstractThe overall objective is to assess how the distribution of airfields and the capillarity of the terrestrial transportation infrastructure in Minas Gerais meet the population's demands. The methodology was structured into three main stages: the characterization of the phenomenon, which involved a detailed analysis of the distribution of aerodromes considering socioeconomic and infrastructure factors; the elaboration of a model using map algebra and the creation of an isochronous map; and, finally, the definition of strategies to identify remote areas, aiming to propose an efficient geographic distribution for aerodromes. The importance of connectivity between air and ground transportation, highlighting isolated and hard-to-reach areas lacking adequate infrastructure, with an emphasis on indicators such as the HDI and per capita income, which reflect the level of regional development. The analysis of travel time by car to aerodromes highlighted disparities in accessibility, with some areas presenting travel times exceeding 90 minutes, suggesting the need for strategic interventions. The methodology is largely transferable and limited only by the availability of geospatial data sources. The approach was implemented to obtain results similar to traditional methods, presenting benefits in terms of time, costs and quality of solutions, especially in identifying remote areas and optimizing the distribution of aerodromes. In the context of the geographical distribution of aerodromes, the study proposes a multi-criteria classification to identify isolated areas and optimize accessibility to aerodromes by car. The case study application provides a basis for developing practical tools that promote improvements in transportation infrastructure, considering the needs of the localities.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral é avaliar como a distribuição dos aeródromos e a capilaridade da infraestrutura de transporte terrestre em Minas Gerais atendem às demandas da população. A metodologia foi estruturada em três etapas principais: a caracterização do fenômeno, que envolveu uma análise detalhada da distribuição dos aeródromos considerando fatores socioeconômicos e de infraestrutura; a elaboração de um modelo utilizando álgebra de mapas e a criação de um mapa isócrono; e, por fim, a definição de estratégias para identificar áreas remotas, visando propor uma distribuição geográfica eficiente para os aeródromos. A importância da conectividade entre transportes aéreos e terrestres, destacando áreas isoladas e de difícil acesso que carecem de infraestrutura adequada, com ênfase em indicadores como o IDH e a renda per capita, que refletem o nível de desenvolvimento regional. A análise do tempo de viagem por automóvel até os aeródromos evidenciou disparidades na acessibilidade, com algumas áreas apresentando tempos de deslocamento superiores a 90 minutos, sugerindo a necessidade de intervenções estratégicas. A metodologia é amplamente transferível e limitada apenas pela disponibilidade de fontes de dados geoespaciais. A abordagem foi implementada para obter resultados semelhantes aos métodos tradicionais, apresentando benefícios em termos de tempo, custos e qualidade das soluções, especialmente na identificação de áreas remotas e na otimização da distribuição de aeródromos. No contexto da distribuição geográfica de aeródromos, o estudo propõe uma classificação multicritério para identificar áreas isoladas e otimizar a acessibilidade por automóveis aos aeródromos. A aplicação do estudo de caso fornece uma base para desenvolver ferramentas práticas que promovam melhorias na infraestrutura de transporte, considerando as necessidades das localidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectconectividade aéreapt_BR
dc.subjectgeoprocessamentopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherAeroportospt_BR
dc.subject.otherGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.otherTransporte aéreopt_BR
dc.titleEstudos integrados sobre a efetividade da distribuição espacial dos aeródromos: acessibilidade aos aeródromos e áreas isoladas em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2026-11-29-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2324-3745pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDOS INTEGRADOS SOBRE A EFETIVIDADE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS AERÓDROMOS_acessibilidade aos aeródromos e áreas isoladas em Minas Gerais..pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-11-29
63.72 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons