Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79919
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégia de obtenção e tratamento de dados digitais para elaboração de pesquisas de mobilidade urbana
Other Titles: Strategy for obtaining and processing digital data for preparing urban mobility surveys
Authors: Frederico Augusto da Silva
Renata Maria Abrantes Baracho
Marcelo Franco Porto
Gabriel Santos Kohlmann
Danielle Duarte Morais
Abstract: As cidades brasileiras têm se tornando grandes geradoras de dados digitais, mas essa informação é negligenciada, pois há pouco ou nenhum tratamento e recuperação dessa informação. Com o aumento da disponibilidade de dados digitais, aliado ao uso de técnicas de Big Data, surgem novas formas de aquisição, seja para uso operacional ou de planejamento a longo prazo, transformando as cidades digitais de tal forma que evoluem para se tornarem cidades inteligentes. Esse artigo apresenta uma metodologia para aquisição e tratamento da informação capturada em equipamentos de fiscalização eletrônica por imagem, dispostos na área urbana de um município, para criação de matrizes de deslocamentos com o propósito de analisar a movimentação dos veículos na malha viária. Como resultado, foi possível identificar os principais caminhos percorridos, gerando uma matriz de fluxo de tráfego pela cidade para suporte na elaboração de planos de mobilidade urbana. Apresenta-se, neste trabalho, um estudo de caso aplicando a metodologia ao município de Belo Horizonte. Este trabalho contribui com as pesquisas de estudos de tráfego a partir da coleta dos dados digitais e gera discussão para que as cidades percebam o potencial da informação coletada.
Abstract: Brazilian cities are looking for large generators of ignored data information, as there is little or no treatment and retrieval of this information. With the increase in the availability of digital data, combined with the use of Big Data techniques, new forms of acquisition arise, whether for operational or long-term use, transforming themselves into digital cities in such a way that they evolve to become smart cities. This article presents a capture for the acquisition and treatment of the information mesh, including the urban area of a sur-veillance mesh, for the creation of devices for the creation of urban objects with the track-ing of a tracking of vehicles in the mesh. As a result, it was possible to identify the main paths taken, generating a matrix of traffic flow through the city to support the elaboration of urban mobility plans. This work presents a case study applying the methodology to the city of Belo Horizonte. This work contributes to research studies of data collection studies from the generation of questions for cities as digital technologies and information collec-tion potential.
Subject: Mobilidade urbana
Cidades inteligentes
Engenharia de tráfego
Trânsito - Fluxo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.55905/rcssv12n1-027
URI: http://hdl.handle.net/1843/79919
Issue Date: 23-Jun-2023
metadata.dc.url.externa: https://ojs.southfloridapublishing.com/ojs/index.php/rccs/article/view/2651/2074
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Caribeña de Ciencias Sociales
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