Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79938
Type: Dissertação
Title: A alfabetização científica no ensino de ciências a partir do tema vírus: uma abordagem baseada nos domínios do conhecimento
Other Titles: Scientific literacy in science teaching based on the theme of viruses: an approach based on domains of knowledge
Authors: Rondineli Ribeiro Silva
First Advisor: Nilma Soares da Silva
First Referee: Fernando César Silva
Second Referee: Elaine Soares Franca
Abstract: O presente trabalho se ancora em argumentos como o de Auler e Delizoicov (2001), e Silva e Sasseron (2021) que afirmam que a Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT) é de fundamental importância para a sociedade e deve ocorrer de forma comprometida com a transformação social. Tendo a pandemia do coronovirus como pano de fundo, buscou-se identificar por meio do uso de atividades de ensino diversificadas, a mobilização dos domínios do conhecimento científico como elemento importante para a efetivação da Alfabetização Científica, considerando a concepção de transformação social. Além disso, o presente trabalho investigou se o período pandêmico vivenciado por professores a alunos influenciou o Ensino de Ciências, uma vez que a Ciência passou a fazer parte do dia das pessoas, dos diálogos, reportagens e da mídia em geral. A pesquisa seguindo uma perspectiva qualitativa, aplicada e de intervenção foi realizada em sala de aula com estudantes do Ensino Médio no turno da noite de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A metodologia utilizada na análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) segundo Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi (MORAES, 2003), além de observação de trabalhos desenvolvidos por Silva e Sasseron (2022 e 2023) e Franco e Munford (2020) sobre a mobilização dos domínios do conhecimento em sala de aula e a alfabetização científica. A presente pesquisa mostrou que a mediação do professor é de suma importância para a relação de aprendizagem do educando. Mesmo com o uso de tecnologias digitais e metodologias que favoreçam o protagonismo dos estudantes, o estudo demonstrou que o papel do professor é fundamental para mediar o processo que pode levar a aprendizagem. É através do docente que os estudantes são capazes de construir conexões, avaliar informações e participar de forma ativa e critica em debates científicos que atravessam o seu cotidiano, interiorizando conceitos e conhecimentos. A aplicação da Sequência de Ensino gerou uma nova dinâmica para a relação de ensino e aprendizagem, demonstrando que as aulas podem ser desenvolvidas na perspectiva do Ensino de Ciências como prática social. Os educandos apresentaram autonomia na construção do conhecimento, se engajaram nas atividades e foi possível observar indicadores de Alfabetização Científica. Para além dos indicadores propostos por Sasseron e Carvalho (2008) e Pizarro (2015), a mobilização dos Domínios do Conhecimento Cientifico (SILVA, SASSERON, 2021) e a concepção de Alfabetização Científica para a transformação social (VALLADARES, 2021) são elementos importantes para compreender se a efetivação da Alfabetização Científica esta em processo. Este trabalho ressalta, que as aulas de Ciências podem se desenvolver na perspectiva da aprendizagem do Ensino de Ciências como prática social, buscando a incorporação dos quatro domínios do conhecimento científico no debate sobre o Ensino de Ciências. Frisamos que a presente pesquisa evidenciou a potencialidade do uso do Domínio Material na articulação dos outros domínios, conforme destacam Silva e Sasseron (2022). A pesquisa permitiu observar que conhecimentos do Domínio Conceitual foram engajados em práticas relacionadas ao Domínio Epistêmico, e que a utilização do Domínio Material (nesse caso, o uso de imagens) propicia a mobilização dos outros três Domínios: Epistêmico, Conceitual e Social.
Abstract: The present work is anchored in arguments such as those of Auler and Delizoicov (2001), and Silva and Sasseron (2021), which assert that Scientific and Technological Literacy (STL) is of fundamental importance for society and must occur in a manner committed to social transformation. Having the coronavirus pandemic as a backdrop, the aim was to identify, through the use of diversified teaching activities, the mobilization of scientific knowledge domains as an important element for the realization of Scientific Literacy, considering the concept of social transformation. Moreover, the present work investigated whether the pandemic period experienced by teachers and students influenced Science Education, as Science became part of people's daily lives, dialogues, reports, and the media in general. The research, following a qualitative, applied, and interventionist perspective, was conducted in a classroom with high school students in the evening shift of a state school in Minas Gerais. The methodology used in the data analysis was Discourse Textual Analysis (DTA) according to Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi (MORAES, 2003), in addition to observations of works developed by Silva and Sasseron (2022 and 2023) and Franco and Munford (2020) on the mobilization of knowledge domains in the classroom and scientific literacy. The present research showed that the teacher's mediation is of utmost importance for the student's learning relationship. Even with the use of digital technologies and methodologies that favor student protagonism, the study demonstrated that the teacher's role is fundamental in mediating the process that can lead to learning. It is through the teacher that students are able to build connections, evaluate information, and actively and critically participate in scientific debates that permeate their daily lives, internalizing concepts and knowledge. The application of the Teaching Sequence generated a new dynamic for the teaching and learning relationship, demonstrating that classes can be developed from the perspective of Science Education as a social practice. The students demonstrated autonomy in the construction of knowledge, engaged in the activities, and it was possible to observe indicators of Scientific Literacy.Beyond the indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2008) and Pizarro (2015), the mobilization of the domains of scientific knowledge (SILVA, SASSERON, 2021) and the conception of Scientific Literacy for social transformation (VALLADARES, 2021) are important elements to understand if the implementation of Scientific Literacy is in process. Another important idea that this work highlights is that Science classes can be developed from the perspective of learning Science Education as a social practice, seeking the incorporation of the four domains of scientific knowledge in the debate on Science Education. We emphasize that the present research highlighted the potential of using the Material Domain in the articulation of the other domains, as Silva and Sasseron (2022) point out. The research allowed us to observe that knowledge from the Conceptual Domain was engaged in practices related to the Epistemic Domain, and that the use of the Material Domain (in this case, the use of images) facilitates the mobilization of the other three Domains: Epistemic, Conceptual, and Social.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Ensino médio
Virus - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/79938
Issue Date: 24-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons