Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80104
Tipo: Tese
Título: O aparelho da moda : magia, automação, subversão
Título(s) alternativo(s): The fashion apparatus : magic, automation, subversion
Autor(es): Luciana Nunes Nacif
Primeiro Orientador: Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
Primeiro membro da banca : Rachel Cecília de Oliveira Costa
Segundo membro da banca: Guilherme Foscolo de Moura Gomes
Terceiro membro da banca: Angélica Oliveira Adverse
Quarto membro da banca: Anderson Antônio Pedroso
Resumo: Quais são os mecanismos por trás da moda industrial contemporânea? Como é operada a transubstanciação de um objeto comum em um objeto de moda? O que uma imagem de moda revela, e o que ela oculta? Esta tese busca responder estas e outras perguntas em torno do modus operandi da moda industrial através da investigação de seus mecanismos de criação de valor, suas imagens, suas tecnologias e a forma como faz crer ser a única moda legítima. A hipótese central é que a moda industrial funciona como um aparelho flusseriano: complexo, opaco, automatizado e, progressivamente, permeado pelas novas tecnologias – em especial, pela inteligência artificial. Esta tese desvela uma moda que, investida da lógica estatística e financeira, subtrai, cada dia mais, o espaço de agência e liberdade humana. Ao final, a tese incita a considerar que, no “aparelho da moda”, subsistem fissuras e contingências, aberturas que possibilitam atos de subversão e transformação, como demonstra Rei Kawakubo, uma criadora que propõe novos modelos de experiência do mundo a partir da moda. Mais do que uma crítica ao sistema industrial da moda, esta pesquisa busca demonstrar que a moda é um espaço de disputa, cujo resultado ainda está em aberto.
Abstract: What are the mechanisms hidden behind contemporary industrial fashion? How does the transubstantiation of a common object into a fashion object work? What does a fashion image reveal, and what does it hide? This thesis aims to answer these and other questions surrounding the modus operandi of the industrial fashion through the investigation of its value creation mechanisms, its images, its technologies and the way it makes believe that it is the only legitimate fashion. The central hypothesis is that industrial fashion works like a Flusserian apparatus: complex, opaque, automated and, progressively, permeated by new technologies – above all by artificial intelligence. This thesis reveals a fashion that, invested with statistical and financial logic, increasingly takes away the space for human agency and freedom. Ultimately, the thesis encourages us to consider that, in the “fashion apparatus”, remain fissures and contingencies, openings that enable acts of subversion and transformation, as demonstrated by Rei Kawakubo, a creator who is capable of proposing new models of world experience based on fashion. More than a critique of the industrial fashion system, this research seeks to demonstrate that fashion is a space for dispute, whose outcome is still open.
Assunto: Filosofia - Teses
Moda - Teses
Inteligência artificial - Teses
Flusser, Vilém, 1920-1991
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80104
Data do documento: 3-Dez-2024
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