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http://hdl.handle.net/1843/80104
Tipo: | Tese |
Título: | O aparelho da moda : magia, automação, subversão |
Título(s) alternativo(s): | The fashion apparatus : magic, automation, subversion |
Autor(es): | Luciana Nunes Nacif |
Primeiro Orientador: | Rodrigo Antônio de Paiva Duarte |
Primeiro membro da banca : | Rachel Cecília de Oliveira Costa |
Segundo membro da banca: | Guilherme Foscolo de Moura Gomes |
Terceiro membro da banca: | Angélica Oliveira Adverse |
Quarto membro da banca: | Anderson Antônio Pedroso |
Resumo: | Quais são os mecanismos por trás da moda industrial contemporânea? Como é operada a transubstanciação de um objeto comum em um objeto de moda? O que uma imagem de moda revela, e o que ela oculta? Esta tese busca responder estas e outras perguntas em torno do modus operandi da moda industrial através da investigação de seus mecanismos de criação de valor, suas imagens, suas tecnologias e a forma como faz crer ser a única moda legítima. A hipótese central é que a moda industrial funciona como um aparelho flusseriano: complexo, opaco, automatizado e, progressivamente, permeado pelas novas tecnologias – em especial, pela inteligência artificial. Esta tese desvela uma moda que, investida da lógica estatística e financeira, subtrai, cada dia mais, o espaço de agência e liberdade humana. Ao final, a tese incita a considerar que, no “aparelho da moda”, subsistem fissuras e contingências, aberturas que possibilitam atos de subversão e transformação, como demonstra Rei Kawakubo, uma criadora que propõe novos modelos de experiência do mundo a partir da moda. Mais do que uma crítica ao sistema industrial da moda, esta pesquisa busca demonstrar que a moda é um espaço de disputa, cujo resultado ainda está em aberto. |
Abstract: | What are the mechanisms hidden behind contemporary industrial fashion? How does the transubstantiation of a common object into a fashion object work? What does a fashion image reveal, and what does it hide? This thesis aims to answer these and other questions surrounding the modus operandi of the industrial fashion through the investigation of its value creation mechanisms, its images, its technologies and the way it makes believe that it is the only legitimate fashion. The central hypothesis is that industrial fashion works like a Flusserian apparatus: complex, opaque, automated and, progressively, permeated by new technologies – above all by artificial intelligence. This thesis reveals a fashion that, invested with statistical and financial logic, increasingly takes away the space for human agency and freedom. Ultimately, the thesis encourages us to consider that, in the “fashion apparatus”, remain fissures and contingencies, openings that enable acts of subversion and transformation, as demonstrated by Rei Kawakubo, a creator who is capable of proposing new models of world experience based on fashion. More than a critique of the industrial fashion system, this research seeks to demonstrate that fashion is a space for dispute, whose outcome is still open. |
Assunto: | Filosofia - Teses Moda - Teses Inteligência artificial - Teses Flusser, Vilém, 1920-1991 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80104 |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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