Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/80252
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Langue française en échange universitaire : usando a plataforma Fleuron para conhecer a língua francesa em contexto acadêmico |
Autor(es): | Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão |
primer Tutor: | Ronaldo Gomes Correa Junior |
primer miembro del tribunal : | Luciana de Oliveira Silva |
Segundo miembro del tribunal: | Leonardo Neves Correa |
Resumen: | O presente projeto de ensino tem como pergunta motriz “Como materiais audiovisuais autênticos em francês proporcionam oportunidades de desenvolvimento linguístico?”. Visando melhorar o desempenho em competências orais, sobretudo a interação, de estudantes de Licenciatura em Francês de universidades brasileiras, esse projeto de ensino tem como recurso principal a plataforma Fleuron que reúne um corpus de documentos audiovisuais autênticos de interações em contexto universitário. O projeto de ensino parte da Abordagem orientada por dados (Rocha, 2017), em inglês, Data-driven learning (Johns, 1991) para propor atividades de manuseio dessa plataforma que motivem os estudantes e futuros professores a aprender francês de forma autônoma e contextualizada. Portanto o objetivo de ensino principal do projeto é capacitar os alunos de licenciaturas a desenvolver estratégias que melhorem suas habilidades orais em francês, principalmente a interação, através de um corpus audiovisual de fácil acesso via internet. O projeto se desenvolverá em cinco momentos em que atividades síncronas e assíncronas se intercalam culminando com a produção de vídeos em francês a partir de uma situação do contexto acadêmico brasileiro. A avaliação abarcará quadro dimensões: diagnóstica, formativa, somativa e autoavaliativa (Gil, 2008) e ocorrerá por meio de rubricas analíticas e holísticas (Bender, 2014). Espera-se que esse projeto de ensino possa contribuir para um ensino de francês cada vez mais alinhado com as novas tecnologias em diálogo com as necessidades acadêmicas e profissionais dos estudantes. |
Asunto: | Linguagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80252 |
Fecha del documento: | 23-ene-2025 |
Término del Embargo: | 23-ene-2027 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFA LANGUE FRANÇAISE EN ÉCHANGE UNIVERSITAIRE usando a plataforma Fleuron para conhecer a língua francesa em contexto acadêmico.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2027-01-23 | 12.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar una copia |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.