Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/80252
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Langue française en échange universitaire : usando a plataforma Fleuron para conhecer a língua francesa em contexto acadêmico |
Autor(es): | Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão |
Primeiro Orientador: | Ronaldo Gomes Correa Junior |
Primeiro membro da banca : | Luciana de Oliveira Silva |
Segundo membro da banca: | Leonardo Neves Correa |
Resumo: | O presente projeto de ensino tem como pergunta motriz “Como materiais audiovisuais autênticos em francês proporcionam oportunidades de desenvolvimento linguístico?”. Visando melhorar o desempenho em competências orais, sobretudo a interação, de estudantes de Licenciatura em Francês de universidades brasileiras, esse projeto de ensino tem como recurso principal a plataforma Fleuron que reúne um corpus de documentos audiovisuais autênticos de interações em contexto universitário. O projeto de ensino parte da Abordagem orientada por dados (Rocha, 2017), em inglês, Data-driven learning (Johns, 1991) para propor atividades de manuseio dessa plataforma que motivem os estudantes e futuros professores a aprender francês de forma autônoma e contextualizada. Portanto o objetivo de ensino principal do projeto é capacitar os alunos de licenciaturas a desenvolver estratégias que melhorem suas habilidades orais em francês, principalmente a interação, através de um corpus audiovisual de fácil acesso via internet. O projeto se desenvolverá em cinco momentos em que atividades síncronas e assíncronas se intercalam culminando com a produção de vídeos em francês a partir de uma situação do contexto acadêmico brasileiro. A avaliação abarcará quadro dimensões: diagnóstica, formativa, somativa e autoavaliativa (Gil, 2008) e ocorrerá por meio de rubricas analíticas e holísticas (Bender, 2014). Espera-se que esse projeto de ensino possa contribuir para um ensino de francês cada vez mais alinhado com as novas tecnologias em diálogo com as necessidades acadêmicas e profissionais dos estudantes. |
Assunto: | Linguagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80252 |
Data do documento: | 23-Jan-2025 |
Término do Embargo: | 23-Jan-2027 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFA LANGUE FRANÇAISE EN ÉCHANGE UNIVERSITAIRE usando a plataforma Fleuron para conhecer a língua francesa em contexto acadêmico.pdf Até 2027-01-23 | 12.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.