Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80252
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Langue française en échange universitaire : usando a plataforma Fleuron para conhecer a língua francesa em contexto acadêmico
Autor(es): Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão
Primeiro Orientador: Ronaldo Gomes Correa Junior
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Leonardo Neves Correa
Resumo: O presente projeto de ensino tem como pergunta motriz “Como materiais audiovisuais autênticos em francês proporcionam oportunidades de desenvolvimento linguístico?”. Visando melhorar o desempenho em competências orais, sobretudo a interação, de estudantes de Licenciatura em Francês de universidades brasileiras, esse projeto de ensino tem como recurso principal a plataforma Fleuron que reúne um corpus de documentos audiovisuais autênticos de interações em contexto universitário. O projeto de ensino parte da Abordagem orientada por dados (Rocha, 2017), em inglês, Data-driven learning (Johns, 1991) para propor atividades de manuseio dessa plataforma que motivem os estudantes e futuros professores a aprender francês de forma autônoma e contextualizada. Portanto o objetivo de ensino principal do projeto é capacitar os alunos de licenciaturas a desenvolver estratégias que melhorem suas habilidades orais em francês, principalmente a interação, através de um corpus audiovisual de fácil acesso via internet. O projeto se desenvolverá em cinco momentos em que atividades síncronas e assíncronas se intercalam culminando com a produção de vídeos em francês a partir de uma situação do contexto acadêmico brasileiro. A avaliação abarcará quadro dimensões: diagnóstica, formativa, somativa e autoavaliativa (Gil, 2008) e ocorrerá por meio de rubricas analíticas e holísticas (Bender, 2014). Espera-se que esse projeto de ensino possa contribuir para um ensino de francês cada vez mais alinhado com as novas tecnologias em diálogo com as necessidades acadêmicas e profissionais dos estudantes.
Assunto: Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/80252
Data do documento: 23-Jan-2025
Término do Embargo: 23-Jan-2027
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.