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http://hdl.handle.net/1843/80275
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Roberta Oliveira Veiga | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4890490493310121 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | César Geraldo Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cláudia Cardoso Mesquita | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Beatriz Colucci | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Erly Milton Vieira Junior | pt_BR |
dc.creator | Leandro Silva Lopes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6842756460393991 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T19:55:37Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T19:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/80275 | - |
dc.description.resumo | Os chamados filmes autobiográficos, frequentemente referidos como “escritas de si” ou narrativas “em primeira pessoa”, têm conquistado um espaço crescente no cinema brasileiro contemporâneo. Esses documentários, que exploram memórias e sentimentos íntimos, aproximam-se do núcleo privado e familiar, revelando histórias profundamente pessoais que transcendem o âmbito individual para alcançar dimensões sociais e políticas. Por meio de múltiplas tematizações e modulações, essas obras dialogam com questões coletivas, endereçando afetos e reflexões tanto ao campo pessoal quanto ao político. Entre os exemplos mais significativos desse movimento está a “Trilogia do Luto”, de Cristiano Burlan, composta por Construção (2006), Mataram meu irmão (2013) e Elegia de um crime (2018). A partir desses filmes, observamos que a aplicação do termo “autobiográfico” a esse corpus se revela insuficiente para captar as complexas modulações presentes nas obras. Assim, nosso objetivo é propor um conceito teórico e metodológico mais abrangente, capaz de apreender a especificidade da abordagem autobiográfica no campo documental do cinema brasileiro. O problema de pesquisa formulou-se a partir de questões como: qual seria a dimensão “auto” nos filmes Construção (2006), Mataram meu irmão (2013) e Elegia de um crime (2018), e em que medida ela se edifica na relação entre o realizador e seus entes falecidos? De que maneira, a ausência do sujeito filmado evoca mais ou menos a presença do cineasta filho e irmão, ou reforça o caráter de traço daquele que se autobiografa indiretamente? Em que medida, ainda, é nesse processo que uma noção de familiar ou infamiliar se constrói tendo em vista a relação entre o processo de feitura cinematográfica e a elaboração do luto? Assim, percorremos um caminho conceitual, a partir de operadores analíticos no trabalho com os filmes, que nos conduziram à formulação de uma categoria: Feitura Fílmica Infamiliar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Cinema autobiográfico | pt_BR |
dc.subject | Documentário pessoal | pt_BR |
dc.subject | Feitura fílmica | pt_BR |
dc.subject | Luto | pt_BR |
dc.subject | Infamiliar | pt_BR |
dc.subject.other | Comununicação - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Filmes - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Luto - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Burlan, Cristiano | pt_BR |
dc.title | Tão Longe, tão perto : a feitura fílmica infamiliar e a “Trilogia do Luto”, de Cristiano Burlan | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8799-0902 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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LOPES, Leandro Silva. TÃO LONGE, TÃO PERTO a feitura fílmica infamiliar e a Trilogia do Luto, de Cristiano Burlan. UFMG. 2024..pdf | 12.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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