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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percepção de famílias brasileiras de crianças com TEA que participaram de grupos de intervenção baseados nos princípios do Occupational Performance Coaching (OPC)
Autor(es): Amanda Aguiar Valverde
primer Tutor: Ana Amélia Cardoso
primer Co-tutor: Izabela Lambertucci Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Luisa Aragão Nogueira de Freitas
primer miembro del tribunal : Rafael Coelho Magalhães
Segundo miembro del tribunal: Izabela Lambertucci Cardoso
Resumen: O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de famílias brasileiras de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo que participaram de grupos de intervenção baseados nos princípios do Occupational Performance Coaching (OPC). Trata-se de um estudo qualitativo exploratório com a participação de 10 famílias que estavam na lista de espera do Laboratório de Integração Sensorial da Universidade Federal de Minas Gerais. Tais participantes foram avaliados por meio de um roteiro simples de perguntas e, em seguida, foi realizada uma análise qualitativa do tipo análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram, em geral, satisfação nas percepções das famílias em relação ao programa. Algumas famílias demonstraram a necessidade de permanecer em acompanhamento por mais tempo mesmo não sendo essa a proposta original da OPC e embora estando todas capacitadas para desenvolver estratégias diante de novas metas. A principal limitação deste estudo é o fato de não ter sido realizada uma entrevista aprofundada com as famílias a respeito de sua percepção sobre o programa.
Abstract: The objective of this study was to verify the perception of Brazilian families of children with Autism Spectrum Disorder who participated in intervention groups based on the principles of Occupational Performance Coaching (OPC). This is an exploratory qualitative study with the participation of 10 families who were on the waiting list of the Sensory Integration Laboratory of the Federal University of Minas Gerais. Such participants were evaluated through a simple script of questions and after that, a qualitative analysis of the thematic content analysis type was performed. The results showed, in general, satisfaction in the perceptions of families in relation to the program. Some families demonstrated the need to remain monitored for longer, even though this was not the original proposal of the OPC, although they were all able to develop strategies in the face of new goals. The main limitation of this study is the fact that an in-depth interview was not carried out with the families regarding their perception of the program.
Asunto: Autismo
Terapia ocupacional
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80279
Fecha del documento: 27-ago-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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