Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80500
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlessandra Bernardes Faria Campospt_BR
dc.creatorJúlio Emílio Diniz-pereirapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-27T17:50:07Z-
dc.date.available2025-02-27T17:50:07Z-
dc.date.issued2023-12-03-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22342.061pt_BR
dc.identifier.issn1984-0187pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80500-
dc.description.abstractA fundamental milestone in teacher education is career entry. It is a moment of rapid and intense teaching learning that often happens under strong pressure and without any support. Supported by references from teacher education and studies on beginner teachers, we analyzed the trajectory of young Geography teachers in the metropolitan region of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, in Brazil. Through data produced from questionnaires and semi-structured interviews, we analyzed the processes of professional insertion of these teachers, identifying difficulties faced and paths built to follow in the profession, as well as consequences of these forms of insertion for schoolteachers. Identifying objects, sources, and learning processes of these teachers allowed a broad and problematizing analysis of the teacher education process at this stage of the teachers’ life cycle, pointing to the need to build forms of insertion in teaching that are different from those that have predominated in Brazilian schools.pt_BR
dc.description.resumoUm marco fundamental da formação docente é a entrada na carreira. Trata-se de um momento de rápida e intensa aprendizagem da docência que acontece, frequentemente, sob forte pressão e sem devido acompanhamento ou apoio. Amparados em referências da formação docente e estudos sobre iniciação à docência, analisamos a trajetória de jovens professores de Geografia na região metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de dados produzidos a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisamos os processos de inserção profissional desses sujeitos, identificando dificuldades enfrentadas e caminhos construídos para seguir na profissão, assim como desdobramentos dessas formas de inserção para os docentes e a docência. Identificar objetos, fontes e processos de aprendizagens desses docentes permitiu uma ampla e problematizadora análise dos processos formativos nessa etapa do ciclo de vida dos professores, apontando para a necessidade de construção de formas de inserção na docência distintas das que têm predominado hoje nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofOlhar de Professorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectAprendizagem da docênciapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherGeografiapt_BR
dc.titleAprender a profissão docente "na prática": apontamentos e problematizações em torno da formação de professoras/es de geografia em início de carreirapt_BR
dc.title.alternativeLearning the teaching profession “in practice”: notes and questions about the education of Geography teachers at the beginning of their careerspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22342pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7063-539Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5401-4788pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Aprender a profissão docente na prática.pdf187.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.