Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/80500
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprender a profissão docente "na prática": apontamentos e problematizações em torno da formação de professoras/es de geografia em início de carreira |
Título(s) alternativo(s): | Learning the teaching profession “in practice”: notes and questions about the education of Geography teachers at the beginning of their careers |
Autor(es): | Alessandra Bernardes Faria Campos Júlio Emílio Diniz-pereira |
Resumo: | Um marco fundamental da formação docente é a entrada na carreira. Trata-se de um momento de rápida e intensa aprendizagem da docência que acontece, frequentemente, sob forte pressão e sem devido acompanhamento ou apoio. Amparados em referências da formação docente e estudos sobre iniciação à docência, analisamos a trajetória de jovens professores de Geografia na região metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de dados produzidos a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisamos os processos de inserção profissional desses sujeitos, identificando dificuldades enfrentadas e caminhos construídos para seguir na profissão, assim como desdobramentos dessas formas de inserção para os docentes e a docência. Identificar objetos, fontes e processos de aprendizagens desses docentes permitiu uma ampla e problematizadora análise dos processos formativos nessa etapa do ciclo de vida dos professores, apontando para a necessidade de construção de formas de inserção na docência distintas das que têm predominado hoje nas escolas brasileiras. |
Abstract: | A fundamental milestone in teacher education is career entry. It is a moment of rapid and intense teaching learning that often happens under strong pressure and without any support. Supported by references from teacher education and studies on beginner teachers, we analyzed the trajectory of young Geography teachers in the metropolitan region of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, in Brazil. Through data produced from questionnaires and semi-structured interviews, we analyzed the processes of professional insertion of these teachers, identifying difficulties faced and paths built to follow in the profession, as well as consequences of these forms of insertion for schoolteachers. Identifying objects, sources, and learning processes of these teachers allowed a broad and problematizing analysis of the teacher education process at this stage of the teachers’ life cycle, pointing to the need to build forms of insertion in teaching that are different from those that have predominated in Brazilian schools. |
Assunto: | Professores -- Formação Docentes Geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22342.061 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80500 |
Data do documento: | 3-Dez-2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22342 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Olhar de Professor |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender a profissão docente na prática.pdf | 187.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.