Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/80500
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprender a profissão docente "na prática": apontamentos e problematizações em torno da formação de professoras/es de geografia em início de carreira
Other Titles: Learning the teaching profession “in practice”: notes and questions about the education of Geography teachers at the beginning of their careers
Authors: Alessandra Bernardes Faria Campos
Júlio Emílio Diniz-pereira
Abstract: Um marco fundamental da formação docente é a entrada na carreira. Trata-se de um momento de rápida e intensa aprendizagem da docência que acontece, frequentemente, sob forte pressão e sem devido acompanhamento ou apoio. Amparados em referências da formação docente e estudos sobre iniciação à docência, analisamos a trajetória de jovens professores de Geografia na região metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de dados produzidos a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisamos os processos de inserção profissional desses sujeitos, identificando dificuldades enfrentadas e caminhos construídos para seguir na profissão, assim como desdobramentos dessas formas de inserção para os docentes e a docência. Identificar objetos, fontes e processos de aprendizagens desses docentes permitiu uma ampla e problematizadora análise dos processos formativos nessa etapa do ciclo de vida dos professores, apontando para a necessidade de construção de formas de inserção na docência distintas das que têm predominado hoje nas escolas brasileiras.
Abstract: A fundamental milestone in teacher education is career entry. It is a moment of rapid and intense teaching learning that often happens under strong pressure and without any support. Supported by references from teacher education and studies on beginner teachers, we analyzed the trajectory of young Geography teachers in the metropolitan region of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais, in Brazil. Through data produced from questionnaires and semi-structured interviews, we analyzed the processes of professional insertion of these teachers, identifying difficulties faced and paths built to follow in the profession, as well as consequences of these forms of insertion for schoolteachers. Identifying objects, sources, and learning processes of these teachers allowed a broad and problematizing analysis of the teacher education process at this stage of the teachers’ life cycle, pointing to the need to build forms of insertion in teaching that are different from those that have predominated in Brazilian schools.
Subject: Professores -- Formação
Docentes
Geografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22342.061
URI: http://hdl.handle.net/1843/80500
Issue Date: 3-Dec-2023
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22342
metadata.dc.relation.ispartof: Olhar de Professor
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprender a profissão docente na prática.pdf187.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.