Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/80608
Type: | Tese |
Title: | Eu te escrevo de um país distante: Ana C. e a poesia de Carlito Azevedo, Marcos Siscar e Marília Garcia |
Authors: | Danielle Freitas Oliveira |
First Advisor: | Gustavo Silveira Ribeiro |
First Referee: | Sérgio Alcides Pereira do Amaral |
Second Referee: | Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior |
Third Referee: | Maria Flora Sussekind |
metadata.dc.contributor.referee4: | Viviana Bosi |
Abstract: | Propomos, nesta tese, a leitura de Luvas de pelica, livro da poeta carioca Ana Cristina Cesar, publicado em 1980. Esse livro se constitui por fragmentos: são trinta e três blocos antes do “Epílogo”, conforme a poeta nomeou o fragmento final. Luvas de pelica representa peça importante para a compreensão do projeto poético de Ana Cristina, como se tenta demonstrar em nosso estudo. A fim de ressaltar essa importância, nos interessará observar como nele a poeta lançará mão de um diálogo com diferentes linguagens artísticas, tendo sempre em seu horizonte as preocupações teóricas e poéticas acerca da representação. Ao se voltar para essa questão, Ana Cristina buscará os enganos e truques, palavra que ela usará com muita frequência no livro, inerentes a esse processo artístico. Nossa leitura contemplará principalmente a relação que Luvas de pelica estabelece com cartões-postais. Conjecturamos que o cartão-postal, por mais de um motivo, é um dos elementos estruturadores do livro. Se não o único, talvez o principal. A leitura desse livro impulsionará a análise de três poetas brasileiros que começaram a publicar entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000: Carlito Azevedo, Marcos Siscar e Marília Garcia. Nossa análise segue o encalço da hipótese central deste estudo, que pode ser formulada do seguinte modo: que ainda não acabamos de ler a poesia de Ana Cristina Cesar. Com o intuito de esclarecer uma diferença fundamental na maneira com que esses três poetas se aproximam do trabalho da escritora carioca a partir da retomada em diferença de alguns procedimentos poéticos, examinaremos como certa poesia publicada na década de 1980, que manteve com Ana Cristina Cesar algum tipo de diálogo, estava menos interessada em procedimentos do que nas referências à figura de Ana Cristina Cesar, referências calcadas no assombro que causou o desaparecimento repentino da poeta em 1983. Nesses exemplos, ainda que haja exceções, nota-se que, predominantemente, é a figura da poeta, e não os procedimentos empregados por ela em seus textos, o que aparece nessa poesia da década de 1980. Ao passo que o interesse de Carlito pela “poesia-em-vozes”, procedimento constituinte da poética de Ana Cristina, está demonstrado em seu Livro das postagens (2016). No que diz respeito à produção poética de Marcos Siscar, percorreremos alguns de seus poemas, publicados em mais de um livro, com o objetivo de observar como esse poeta reproporá o endereçamento poético presente na poesia de Ana Cristina. Em sua reproposição, Siscar dará ênfase à ideia do extravio poético, que estava já em Ana Cristina, dando a ele novas camadas. Por fim, analisaremos a poesia de Marília Garcia em Parque das ruínas (2018) por julgarmos ser nesse livro que Marília leva adiante uma espécie de saída da poesia, mas que, contudo, não quer deixar de ser poema, aspecto esse que também pode ser localizado em Luvas de pelica. |
Abstract: | In this thesis, we propose the reading of Luvas de pelica, a book by the Rio poet Ana Cristina Cesar, published in 1980. This book is made up of fragments: there are thirty-three blocks before the “Epilogue”, as the poet named the final fragmente. Although Luvas de pelica representes na importante piece for understanding Ana Cristina‟s poetic Project, as we try to demonstrate in our study, the poet‟s critical fortune has given it little attention. In order to highlight its importance, we will be interested in observing how the poet will engage in a dialogue with diferente artistic languages, Always having theoretical and poetic concerns about representation on her horizon. When turning to this issue, Ana Cristina will look for the mistakes and tricks, a word she will use very frequently in the book, inherent to this artistic process. Our Reading will mainly contemplate the relationship that Luvas de pelica establishes with postcards. We conjecture that the postcard, for more than one reason, is one of the structuring elements of the book. If not the only one, perhaps the main one. Reading this book will encourage the analysis of three Brazilian poets who began publishing between the end of the 1990s and the beginning of the 2000s: Carlito Azevedo, Marcos Siscar and Marília Gacia. Our analysis follows the central hypothesis of this study, wich can be formulated as follows: that we have not yet finished Reading Ana Cristina Cesar‟s poetry. In order to clarify a fundamental difference in the way in wich these three poets approach the work of he writer from Rio de Janeiro based on the diferente resumption of some poetic procedures, we will examine how certain poetry published in the 1980s, which maintained with Ana Cristina Cesar some type of dialogue, she was less interested in procedures than in references to the figure of Ana Cristina Cesar, references based on the astonishment that caused the sudden disappearance of the poet in 1983. In these examples, although there is exceptions, it is noted that, predominantly, it is the figure of the poet, and not the procedures used by her in her texts, that appears in this poetry from the 1980s. While Carlito‟s interest in “poetry-in-voices”, a constituent procedure of Ana Cristina‟s poetics, is demonstrated in her Livro das postagens (2016). With regard to Marcos Siscar‟s poetic production, we look at some of his poems published in more than one book, with the aim of observing how poet will re-propose the poetic address presente in Ana Cristina‟s poetry. In his re-proposition, Siscar will emphasize the idea of poetic straying, which was already presente in Ana Cristina, but giving it new layers. Finally, we will analyze the poetry of Marília Gacia in Parque das ruínas (2018) because we believe that in this book Marília carries out a kind of departure from poetry, but which, however, does not want to stop being a põem, na aspect that can also be located in Luvas de pelica. |
Subject: | César, Ana Cristina, 1952-1963. – Luvas de pelica – Crítica e interpretação Azevedo, Carlito, 1961- – Crítica e interpretação Siscar, Marcos, 1964- – Livro das postagens – Crítica e interpretação Garcia, Marília, 1979- – Porque das ruínas – Crítica e interpretação Poesia brasileira – História e crítica Poética |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80608 |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Danielle_pdfa.pdf | 5.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.