Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/81050
Type: Monografia (especialização)
Title: Automutilação entre os adolescentes sob a ótica da fenomenologia existencial
Authors: Iris Saraiva Gomes
First Advisor: Telma Fulgêncio Colares da Cunha Melo
First Referee: Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista
Abstract: Este trabalho aborda, na visão fenomenológica existencial, a problemática da automutilação entre os adolescentes na contemporaneidade. O número significativo de automutilação que tem chegado às escolas de ensino fundamental e médio em que a autora trabalha, despertou uma preocupação e a necessidade de elaborar um estudo bibliográfico sobre o assunto. A automutilação é um fenômeno que tem aumentado consideravelmente na contemporaneidade em diversos contextos socioculturais. Os dados epidemiológicos e informes técnicos têm mostrado a relevância da temática e o aumento significativo de casos. A referência científica para a pesquisa é a fenomenologia existencial, uma vez que ela busca a compreensão da singularidade de cada indivíduo apesar da pluralidade da automutilação. O trabalho estruturou-se em três capítulos. Iniciando pela apresentação da existência que compreende o homem como ser no mundo, ser único e singular que se constitui na relação com o mundo, e constitui-se como abertura com possibilidades de estar no mundo com os outros. É a partir desta concepção de existência que esta perspectiva vai compreender a adolescência como condição humana e crescimento singular, apesar da pluralidade do mundo, bem como compreender o fenômeno da automutilação a partir da essência do ato para cada adolescente que se automutila, realizando um trabalho dialógico com o adolescente na tentativa de auxiliar o sujeito no reconhecimento de suas restrições, bem como suas possibilidades na construção de si e de sua existência. Palavras - chaves: automutilação, adolescência, fenomenologia existencial.
Abstract: This work deals with the issue of self-mutilation among adolescents in contemporary times from an existential phenomenological point of view. The significant number of self-mutilations that have reached the fundamental schools where the author works, aroused a concern and the need to elaborate a bibliographical study on the subject. Self-mutilation is a phenomenon that has increased considerably in contemporary times in different sociocultural contexts. Epidemiological data and technical reports have shown the relevance of the theme and the significant increase in cases. The scientific reference for the research is existential phenomenology, since it seeks to understand the uniqueness of each individual despite the plurality of self-mutilation. The work was structured in three chapters. Starting with the presentation of existence that understands man as a being in the world, a unique and singular being that is constituted in the relationship with the world, and is constituted as an opening with possibilities of being in the world with others. From this conception of existence, this perspective will understand adolescence as a human condition and unique growth, despite the plurality of the world, as well as understanding the phenomenon of self-mutilation from the essence of the act for each adolescent who self-mutilates, performing a dialogic work with the teenager in an attempt to help the subject recognize his restrictions, as well as his possibilities in building himself and his existence. Keywords: self-mutilation, adolescence, existential phenomenology.
Subject: Comportamento autodestrutivo
Adolescentes
Fenomenologia existencial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81050
Issue Date: 10-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt -Terapia e Análise Existencial



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons