Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81209
Tipo: Dissertação
Título: Honrar as raizes é plantar as sementes para um novo reflorestar : trajetórias de permanência, movimentos de resistência e contracolonialidade de estudantes indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Monaliza Silva de Alcantara
primer Tutor: Claudia Andrea Mayorga Borges
primer miembro del tribunal : Paulo Roberto da Silva Junior
Segundo miembro del tribunal: Anaine Anikualo Taukane
Tercer miembro del tribunal: Paula Rita Bacellar Gonzaga
Resumen: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, aborda a experiência de estudantes indígenas no Programa de Vagas Suplementares da Graduação da UFMG, com foco em seus movimentos de resistência e estratégias de permanência. O estudo se justifica pela necessidade de aprimorar as políticas de ações afirmativas na universidade, garantindo um ambiente mais inclusivo e equitativo para os povos indígenas. O objetivo central da pesquisa foi refletir e dialogar com esses estudantes sobre suas vivências e, a partir disso, sistematizar estratégias para o fortalecimento das políticas institucionais de acesso e permanência. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisaintervenção, utilizando oficinas grupais semanais com os estudantes indígenas do Programa de Vagas Suplementares, no espaço da Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2024. E entrevistas narrativas com quatro professoras envolvidas nas políticas afirmativas para população indígena da UFMG. Os resultados evidenciaram que a presença de estudantes indígenas na universidade contribui significativamente para sua transformação, tornando-a um espaço mais plural e acessível. Como principal contribuição, foi elaborada uma cartarecomendação com sugestões para o aprimoramento das políticas de permanência estudantil, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão e a equidade no ensino superior.
Abstract: This dissertation, developed within the Graduate Program in Psychology, explores the experiences of Indigenous students in the Supplemental Admission Program for Undergraduate Studies at UFMG, focusing on their resistance movements and strategies for academic persistence. The study is justified by the need to improve affirmative action policies at the university, ensuring a more inclusive and equitable environment for Indigenous peoples. The central objective of the research was to reflect on and engage in dialogue with these students about their experiences and, based on this, systematize strategies to strengthen institutional policies for access and retention. To achieve this, the study adopted an intervention-research methodology, conducting weekly group workshops with Indigenous students from the Supplemental Admission Program at the Federal University of Minas Gerais in 2024, as well as narrative interviews with four professors involved in affirmative action policies for Indigenous students at UFMG. The results revealed that the presence of Indigenous students in the university significantly contributes to its transformation, making it a more diverse and accessible space. As a key contribution, a recommendation letter was developed with suggestions for improving student retention policies, reinforcing the institution’s commitment to inclusion and equity in higher education.
Asunto: Psicologia - Teses
Indígenas - Educação - Teses
Estudantes índigenas - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81209
Fecha del documento: 31-ene-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL MONALIZA.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.