Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/81209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudia Andrea Mayorga Borges | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8982681063835719 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Roberto da Silva Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anaine Anikualo Taukane | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paula Rita Bacellar Gonzaga | pt_BR |
dc.creator | Monaliza Silva de Alcantara | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6624124556612084 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T11:22:42Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02T11:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/81209 | - |
dc.description.abstract | This dissertation, developed within the Graduate Program in Psychology, explores the experiences of Indigenous students in the Supplemental Admission Program for Undergraduate Studies at UFMG, focusing on their resistance movements and strategies for academic persistence. The study is justified by the need to improve affirmative action policies at the university, ensuring a more inclusive and equitable environment for Indigenous peoples. The central objective of the research was to reflect on and engage in dialogue with these students about their experiences and, based on this, systematize strategies to strengthen institutional policies for access and retention. To achieve this, the study adopted an intervention-research methodology, conducting weekly group workshops with Indigenous students from the Supplemental Admission Program at the Federal University of Minas Gerais in 2024, as well as narrative interviews with four professors involved in affirmative action policies for Indigenous students at UFMG. The results revealed that the presence of Indigenous students in the university significantly contributes to its transformation, making it a more diverse and accessible space. As a key contribution, a recommendation letter was developed with suggestions for improving student retention policies, reinforcing the institution’s commitment to inclusion and equity in higher education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, aborda a experiência de estudantes indígenas no Programa de Vagas Suplementares da Graduação da UFMG, com foco em seus movimentos de resistência e estratégias de permanência. O estudo se justifica pela necessidade de aprimorar as políticas de ações afirmativas na universidade, garantindo um ambiente mais inclusivo e equitativo para os povos indígenas. O objetivo central da pesquisa foi refletir e dialogar com esses estudantes sobre suas vivências e, a partir disso, sistematizar estratégias para o fortalecimento das políticas institucionais de acesso e permanência. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisaintervenção, utilizando oficinas grupais semanais com os estudantes indígenas do Programa de Vagas Suplementares, no espaço da Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2024. E entrevistas narrativas com quatro professoras envolvidas nas políticas afirmativas para população indígena da UFMG. Os resultados evidenciaram que a presença de estudantes indígenas na universidade contribui significativamente para sua transformação, tornando-a um espaço mais plural e acessível. Como principal contribuição, foi elaborada uma cartarecomendação com sugestões para o aprimoramento das políticas de permanência estudantil, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão e a equidade no ensino superior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Permanência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Resistência indígena | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Indígenas - Educação - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes índigenas - Teses | pt_BR |
dc.title | Honrar as raizes é plantar as sementes para um novo reflorestar : trajetórias de permanência, movimentos de resistência e contracolonialidade de estudantes indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL MONALIZA.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.