Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/81209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Andrea Mayorga Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982681063835719pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Roberto da Silva Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Anaine Anikualo Taukanept_BR
dc.contributor.referee3Paula Rita Bacellar Gonzagapt_BR
dc.creatorMonaliza Silva de Alcantarapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624124556612084pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T11:22:42Z-
dc.date.available2025-04-02T11:22:42Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81209-
dc.description.abstractThis dissertation, developed within the Graduate Program in Psychology, explores the experiences of Indigenous students in the Supplemental Admission Program for Undergraduate Studies at UFMG, focusing on their resistance movements and strategies for academic persistence. The study is justified by the need to improve affirmative action policies at the university, ensuring a more inclusive and equitable environment for Indigenous peoples. The central objective of the research was to reflect on and engage in dialogue with these students about their experiences and, based on this, systematize strategies to strengthen institutional policies for access and retention. To achieve this, the study adopted an intervention-research methodology, conducting weekly group workshops with Indigenous students from the Supplemental Admission Program at the Federal University of Minas Gerais in 2024, as well as narrative interviews with four professors involved in affirmative action policies for Indigenous students at UFMG. The results revealed that the presence of Indigenous students in the university significantly contributes to its transformation, making it a more diverse and accessible space. As a key contribution, a recommendation letter was developed with suggestions for improving student retention policies, reinforcing the institution’s commitment to inclusion and equity in higher education.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, aborda a experiência de estudantes indígenas no Programa de Vagas Suplementares da Graduação da UFMG, com foco em seus movimentos de resistência e estratégias de permanência. O estudo se justifica pela necessidade de aprimorar as políticas de ações afirmativas na universidade, garantindo um ambiente mais inclusivo e equitativo para os povos indígenas. O objetivo central da pesquisa foi refletir e dialogar com esses estudantes sobre suas vivências e, a partir disso, sistematizar estratégias para o fortalecimento das políticas institucionais de acesso e permanência. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisaintervenção, utilizando oficinas grupais semanais com os estudantes indígenas do Programa de Vagas Suplementares, no espaço da Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2024. E entrevistas narrativas com quatro professoras envolvidas nas políticas afirmativas para população indígena da UFMG. Os resultados evidenciaram que a presença de estudantes indígenas na universidade contribui significativamente para sua transformação, tornando-a um espaço mais plural e acessível. Como principal contribuição, foi elaborada uma cartarecomendação com sugestões para o aprimoramento das políticas de permanência estudantil, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão e a equidade no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectResistência indígenapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherIndígenas - Educação - Tesespt_BR
dc.subject.otherEstudantes índigenas - Tesespt_BR
dc.titleHonrar as raizes é plantar as sementes para um novo reflorestar : trajetórias de permanência, movimentos de resistência e contracolonialidade de estudantes indígenas na Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL MONALIZA.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.