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Tipo: Dissertação
Título: Características das leis de incentivo à cultura mais atrativas para as produtoras cinematográficas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Characteristics of cultural incentive laws most attractive to brazilian film production companies
Autor(es): José Lucas Magalhães Aleixo Filho
primer Tutor: Ivan Beck Ckagnazaroff
primer Co-tutor: Aureliano Angel Bressan
primer miembro del tribunal : Ivan Beck Ckagnazaroff
Segundo miembro del tribunal: Antônio Artur de Souza
Tercer miembro del tribunal: Armindo dos Santos De Sousa Teodósio
Cuarto miembro del tribunal: José Ricardo da Costa Miranda Júnior
Resumen: Na atualidade, existem diferentes leis de incentivo à cultura destinadas ao setor audiovisual brasileiro, como a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual e o Fundo Setorial do Audiovisual. Cada uma apresenta características distintas quanto ao tipo de financiamento (se direto ou indireto), ao limite de investimento por projeto, ao tipo de obra audiovisual contemplada, ao prazo para captação de recursos e à necessidade de contrapartida de recursos próprios, por exemplo. Há uma forte dependência das produtoras cinematográficas brasileiras do financiamento público realizado por meio dessas e de outras leis. Considera-se, por isso, importante para o desenvolvimento do setor cinematográfico nacional buscar um entendimento mais profundo da relação entre as produtoras audiovisuais e as leis de incentivo que as financiam. O objetivo desta pesquisa é identificar as características das leis de incentivo à cultura mais atrativas para as produtoras cinematográficas brasileiras. Para tanto, elaborou-se um questionário, por meio do qual elas apontassem suas preferências, com base em uma escala do tipo Likert. A coleta de dados ocorreu ao final de 2024. Com os dados, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), para identificar as características das leis que melhor explicassem a variação dos dados, e uma Análise de Conteúdo, para compreender as percepções particulares das produtoras sobre as leis de incentivo à cultura. A AFE possibilitou agrupar as características mais valorizadas pelas produtoras, simplificando os dados e oferecendo uma visão mais clara dos fatores capazes de influenciar suas decisões de financiamento. Identificou-se que características relacionadas ao prazo, especialmente o “Prazo para captação de recursos”, e à estrutura de financiamento do edital, como o “Financiamento direto”, apresentavam maior impacto nas decisões das produtoras. A Análise de Conteúdo, por sua vez, destacou opiniões individuais, a partir de respostas abertas, revelando que temas como a “Burocracia” dos editais e o modelo de financiamento, novamente com destaque para o “Financiamento direto”, são particularmente relevantes. Com base nesses resultados, a pesquisa buscou fornecer informações para aprimorar as políticas públicas voltadas ao setor audiovisual, contribuindo para que as estratégias de fomento estejam mais alinhadas às necessidades e desafios enfrentados pelas produtoras.
Abstract: Currently, there are different laws that provide incentives for culture aimed at the Brazilian audiovisual sector, such as the Lei Rouanet, the Lei do Audiovisual, and the Fundo Setorial do Audiovisual. Each of these laws has distinct characteristics regarding the type of financing (direct or indirect), the investment limit per project, the types of audiovisual works covered, the deadline for fundraising, and the requirement for self-financing, among other aspects. Brazilian film production companies are highly dependent on public funding provided through these and other incentive laws. Therefore, gaining a deeper understanding of the relationship between audiovisual producers and the laws that finance them is considered important for the development of the national film industry. This study aims to identify the most attractive characteristics of cultural incentive laws for Brazilian film production companies. To achieve this, a questionnaire was developed to allow production companies to indicate their preferences using a Likert-type scale. Data collection took place at the end of 2024. Based on the collected data, an Exploratory Factor Analysis (EFA) was conducted to identify the law characteristics that best explained data variation, along with a Content Analysis to understand producers' specific perceptions of cultural incentive laws. The EFA enabled the grouping of the most valued characteristics by production companies, simplifying the data and providing a clearer understanding of the factors influencing their financing decisions. It was found that characteristics related to deadlines, particularly the "Fundraising Deadline," and the financing structure of the public calls, such as "Direct Financing," had the greatest impact on producers' decisions. The Content Analysis, in turn, highlighted individual opinions based on open-ended responses, revealing that topics such as the "Bureaucracy" of public calls and the financing model, once again emphasizing "Direct Financing," are particularly relevant. Based on these findings, this research seeks to provide insights to improve public policies for the audiovisual sector, ensuring that funding strategies are better aligned with the needs and challenges faced by production companies.
Asunto: Política cultural
Indústria cinematográfica
Cinema brasileiro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81301
Fecha del documento: 18-feb-2025
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