Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/81466
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Atributos que influenciam na decisão de compra do consumidor de refrigerante guaraná
Autor(es): Sidnei Gaspar da Trindade
Primeiro Orientador: Ricardo Teixeira Veiga
Segundo Orientador: Fabio Roberto Ferreira Borges
Resumo: Em busca por respostas às perguntas que surgem ao estudo do comportamento do consumidor, elaborou-se um estudo com o objetivo de apontar alguns atributos que sobressaem à escolha de compra de um grupo de consumidores e o conhecimento teórico de práticas de determinadas teorias do marketing estabelecidas nas referencias do trabalho em questão. Para a realização da pesquisa, foi necessária a aplicação de questionário a uma amostra não-probabilística por conveniência, permitindo uma rápida obtenção de informações e um baixo custo de aplicação. O questionário foi enviado automaticamente aos respondentes que aceitaram participar da pesquisa postada em uma rede social. Houve um retorno de 30 questionários, destes, 93% dos respondentes fazem o consumo de refrigerante guaraná sendo em sua maioria, pessoas com faixa etária entre 28 a 36 anos. Dentre os atributos apresentados, conclui-se que 78% dos entrevistados assinalaram o sabor como atributo muito importante na escolha de compra. A qualidade e facilidade em encontrar o produto, também foram pontos relevantes à aquisição do produto. Os resultados apontam a necessidade do cultivo da marca para o progresso das vendas, sendo que 82% dos respondentes avaliaram a marca como atributo muito importante na decisão de compra pelo consumidor.
Abstract: In search for answers to questions that arise when consumer behavior study, elaborated a study in order to point out some attributes that stand out the choice of purchasing a group of consumers and theoretical knowledge practices of certain theories of the established marketing the work of the references in question. For the research, the questionnaire application was necessary for a non-probabilistic convenience sample, enabling rapid gathering of information and a low cost of implementation. The questionnaire was sent automatically to the respondents who agreed to participate posted on a social network. There was a return of 30 questionnaires, of these, 93% of respondents make use of guaraná soda being mostly people aged between 28-36 years. Among the listed attributes it is concluded that 78% of respondents pointed out the flavor as very important attribute when purchasing choice. The quality and ease in finding the product also points were relevant to the purchase of the product. The results point to the need of brand cultivation to the progress of sales, with 82% of respondents rated the brand as very important attribute in the consumer purchase decision.
Assunto: Administração
Planejamento estratégico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/81466
Data do documento: 10-Jul-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

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