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http://hdl.handle.net/1843/81687
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de herança genética por meio de jogo digital e construção de podcasts |
Título(s) alternativo(s): | Teaching genetic inheritance through digital games and building podcasts |
Autor(es): | Sinara Meireles Neves |
Primeiro Orientador: | Adlane Vilas-Boas Ferreira |
Primeiro membro da banca : | Mônica Bucciarelli Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Silviene Fabiana de Oliveira |
Resumo: | O ensino de genética é comumente apontado por estudantes e professores como sendo desafiador. O alto grau de abstração somado a uma grande quantidade de conceitos complexos pode gerar dificuldades tanto para os educadores transmitirem os conceitos de maneira acessível quanto para os alunos assimilarem essas informações de forma efetiva. Esses desafios demandam estratégias pedagógicas específicas, sendo necessário explorar abordagens inovadoras que possam otimizar a compreensão e o engajamento dos estudantes. O presente trabalho objetivou desenvolver e utilizar uma sequência didática investigativa de genética utilizando jogos digitais e podcasts como ferramentas de aprendizagem a partir da qual se pudesse elencar fatores facilitadores e dificultadores do processo de ensino e aprendizagem. O público-alvo da pesquisa consistiu em estudantes de Biologia do Ensino Médio Integral de uma escola pública da região metropolitana de Sabará, Minas Gerais. A sequência fez uso do jogo digital Geneticats, disponibilizado sem custo pelos desenvolvedores na internet, com roteiros das aulas sobre os temas de genética em torno da padrão e cor de pelo de gatos. A construção de podcasts pelos estudantes sobre os temas aprendidos também foi uma estratégia utilizada nos roteiros. Foi possível observar um pequeno aumento na frequência geral de uso correto para alguns termos como recessivo, dominante e herança e pouca diferença para termos como homozigoto e heterozigoto indicando possíveis pontos de dificuldade para os alunos. A SD proposta neste trabalho facilitou a compreensão de alguns aspectos da herança genética de forma investigativa. Foram utilizadas ferramentas digitais, como jogos e podcasts, que geraram engajamento dos estudantes, demonstrado nas fases de obtenção e análise de dados, discussões em pares e montagem dos podcasts. A principal inovação foi usar um produto existente como base para desenvolver uma metodologia aplicada. Embora haja várias opções de TDIC para sala de aula, implementá-las de forma investigativa pode ser desafiador. O trabalho contribuiu para mostrar como as TDIC podem ser usadas de forma investigativa. |
Abstract: | Genetics teaching genetics has been pointed out as challenging by students and teachers. The high degree of abstraction combined with many complex concepts can generate difficulties for both educators to transmit the concepts in an accessible way and students to effectively assimilate the information. These factors can result in obstacles in the learning process leading to deficits in learning, non-assimilation of concepts by students, and forgetting content. These challenges demand specific pedagogical strategies, requiring exploration of innovative approaches that can optimize students' understanding and engagement. For this research the target audience consisted of high school Biology students from a public school in the metropolitan region of Sabará, Minas Gerais. The research method adopted for conducting this work was qualitative, using open-ended questionnaires as the instrument for data collection. This study aimed to develop and use an investigative didactic sequence of genetics using the digital game Geneticats and podcasts as learning tools. It also aimed to list facilitating and hindering factors of the teaching and learning process through investigation when using the chosen digital technologies. It was noticed an increase in the overall frequency of correct usage of the terms recessive, dominant, and inheritance after implementation of the didactic sequence. However, for other terms such as homozygous and heterozygous, there was little difference, indicating possible points of difficulty for the students. It was possible to demonstrate the use of digital tools such as digital games and podcasts in investigative formats that may engage students. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial 3.0 Portugal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81687 |
Data do documento: | 23-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCM - Sinara Meireles - ata e ficha.pdf | Dissertação apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO, da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Biologia. Área de concentração: Ensino de Biologia. Macroprojeto: Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. Linha de pesquisa: Comunicação, ensino e aprendizagem em Biologia. | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
SINARA M. NEVES ADLANE V. fERREIRA (3) (1).pdf | Este guia é fruto do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado “ENSINO DE HERANÇA GENÉTICA POR MEIO DE JOGO DIGITAL E CONSTRUÇÃO DE PODCASTS". Nele, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, especificamente na disciplina de genética. Este material destina-se não somente à matéria de Biologia, mas também pode ser aplicado às disciplinas eletivas relacionadas à genética e ao uso de tecnologias digitais. | 3.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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