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http://hdl.handle.net/1843/81801
Type: | Dissertação |
Title: | Potencialidades dos recursos mediacionais propostos em um curso de astronomia para professores |
Authors: | Diógenes Martins Pires |
First Advisor: | Eliane Ferreira de Sá |
First Referee: | Orlando Gomes de Aguiar Junior |
Second Referee: | Helder de Figueiredo e Paula |
Abstract: | Esta pesquisa aborda a inclusão da Astronomia na educação formal, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foca na formação de professores. Apesar de a BNCC sugerir uma iniciação à astronomia, observa-se que professores do Ensino Fundamental I, são majoritariamente formados em áreas distintas a física e, frequentemente, carecem da formação necessária para este ensino de Astronomia. O objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão sobre a necessidade de transformar os processos formativos em cursos de formação continuada para professores em Astronomia na educação básica. O foco está nas interações dos professores com os objetos mediadores, culminando na construção de um minicurso de Astronomia voltado à formação desses profissionais. A análise baseia-se nas propriedades da ação mediada, destacando a tensão irredutível entre o agente e o meio mediador durante essa ação. O minicurso, seguindo fases de ensino propostas, incorpora recursos mediacionais físicos e virtuais. As análises enfatizam as interações dos professores com os objetos mediadores ao longo do curso e as construções de significados decorrentes dessas interações. A flexibilidade do curso permite que os professores escolham sequências de ensino de acordo com suas necessidades, adaptando-se ao contexto específico de cada grupo. As potencialidades dos recursos mediacionais visam, ao final do minicurso, proporcionar aos professores segurança para utilizar esses recursos em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais rica e envolvente para os alunos. A proposta destaca a relevância da astronomia não só como ampliação do conhecimento científico, mas também para a compreensão do papel da Terra no contexto cósmico, fortalecendo sua integração no currículo escolar conforme a BNCC. Em síntese, o minicurso busca não apenas transmitir conhecimentos específicos, mas também instigar reflexão, participação ativa e construção de significados pelos professores. Espera-se que, ao final, os docentes se sintam capacitados a abordar temas astronômicos de maneira dinâmica e contextualizada em suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação mais rica e estimulante. |
Abstract: | This research addresses the inclusion of Astronomy in formal education, following the National Common Curricular Base (BNCC) and focusing on teacher training. Although the BNCC suggests an introduction to astronomy, this results in knowledge deficits for the majority of students. Elementary School teachers, mostly trained in different areas, often lack the necessary training to teach Astronomy. The objective is to contribute to reflection on the need to transform training processes into continuing training courses for Astronomy teachers in basic education. The focus is on teachers' interactions with mediating objects, culminating in the construction of an Astronomy mini-course aimed at training these professionals. The analysis is based on the properties of the mediated action, highlighting the irreducible tension between the agent and the mediating environment during this action. The mini-course, following proposed teaching phases, incorporates physical and virtual mediational resources. The analyzes emphasize the interactions between teachers and mediating objects throughout the course and the constructions of meaning resulting from these interactions. The flexibility of the course allows teachers to choose teaching sequences according to their needs, adapting to the specific context of each group. The potential of mediational resources aims, at the end of the mini-course, to provide teachers with the confidence to use these resources in the classroom, promoting richer and more engaging learning for students. The proposal highlights the relevance of astronomy not only as an expansion of scientific knowledge, but also for understanding the role of the Earth in the cosmic context, strengthening its integration into the school curriculum according to the BNCC. In summary, the mini-course seeks not only to transmit specific knowledge, but also to instigate reflection, active participation and the construction of meanings by teachers. It is expected that, in the end, teachers will feel able to approach astronomical topics in a dynamic and contextualized way in their pedagogical practices, contributing to a richer and more stimulating education. |
Subject: | Educação Professores - Formação Astronomia - Estudo e ensino Professores de ciências - Formação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81801 |
Issue Date: | 15-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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