Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81862
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jardel Sander da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922446460472894pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriela Cordova Christófaropt_BR
dc.contributor.referee2Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.creatorElaine Cardinali das Dores e Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179379516122852pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T17:32:46Z-
dc.date.available2025-04-25T17:32:46Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81862-
dc.description.abstractThis study seeks to investigate and analyze the moving narratives that were constructed from the relationship between the performing body and the creative process in Dance in the context of Early Childhood Education. The research was carried out in a Municipal Early Childhood Education Center in Contagem, Metropolitan Region of Belo Horizonte - MG, and its target audience was twenty children, between five and six years old. The artistic practice in Dance took shape and form during the research process itself, finding in the cartography an opening to contextualize what emerged in the dance workshop with these children. When articulating playing and dancing, several crossings emerged, during and after artistic practices, which were captured and mapped by me, namely: the way children understand the world, authorship, inventiveness, expressiveness, interactions and sharing. In the children's corpographies, narratives were inscribed that highlighted the doing/thinking of dance based on breaks, ruptures in pedagogical practice, which pushed them to transgress with their playful bodies, giving a strong nod to the teacher's availability for openness and acceptance of the way how they perceive the body/dance/world, expressed through their narratives when dancingplayingnarratingpoetizing.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca investigar e analisar as narrativas em movimento que foram construídas a partir da relação entre o corpo cênico e o processo criativo em Dança no contexto da Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG, e teve como público-alvo, vinte crianças, entre cinco e seis anos. A prática artística em Dança tomou corpo e forma durante o próprio processo de pesquisar, encontrando na cartografia abertura para contextualizar o que emergiu na oficina de dança com essas crianças. Ao articular o brincar e a dança, surgiram vários atravessamentos, durante e após as práticas artísticas, que foram capturados e mapeados por mim, a saber: o modo como as crianças apreendem o mundo, autoria, inventividade, expressividade, interações e compartilhamentos. Nas corpografias das crianças, foram inscritas narrativas que evidenciaram o fazer/pensar a dança a partir de quebras, rupturas na prática pedagógica, que as impulsionaram a transgredir com seus corpos lúdicos, imprimindo um forte aceno à disponibilidade docente para a abertura e acolhimento ao modo como elas percebem o corpo/dança/mundo, expressos por meio de suas narrativas ao dançarbrincarnarrarpoetizar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPoéticaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação artísticapt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherDança na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleNarrativas em movimento: um convite às poéticas da dança na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ELAINE~1.PDFELAINE CARDINALI DAS DORES E ROCHA_NARRATIVAS EM MOVIMENTO_UM CONVITE ÀS POÉTICAS DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL _VERSÃO FINAL4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons