Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/81862
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas em movimento: um convite às poéticas da dança na educação infantil
Autor(es): Elaine Cardinali das Dores e Rocha
Primeiro Orientador: Jardel Sander da Silva
Primeiro membro da banca : Gabriela Cordova Christófaro
Segundo membro da banca: Vinícius da Silva Lírio
Resumo: Este estudo busca investigar e analisar as narrativas em movimento que foram construídas a partir da relação entre o corpo cênico e o processo criativo em Dança no contexto da Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG, e teve como público-alvo, vinte crianças, entre cinco e seis anos. A prática artística em Dança tomou corpo e forma durante o próprio processo de pesquisar, encontrando na cartografia abertura para contextualizar o que emergiu na oficina de dança com essas crianças. Ao articular o brincar e a dança, surgiram vários atravessamentos, durante e após as práticas artísticas, que foram capturados e mapeados por mim, a saber: o modo como as crianças apreendem o mundo, autoria, inventividade, expressividade, interações e compartilhamentos. Nas corpografias das crianças, foram inscritas narrativas que evidenciaram o fazer/pensar a dança a partir de quebras, rupturas na prática pedagógica, que as impulsionaram a transgredir com seus corpos lúdicos, imprimindo um forte aceno à disponibilidade docente para a abertura e acolhimento ao modo como elas percebem o corpo/dança/mundo, expressos por meio de suas narrativas ao dançarbrincarnarrarpoetizar.
Abstract: This study seeks to investigate and analyze the moving narratives that were constructed from the relationship between the performing body and the creative process in Dance in the context of Early Childhood Education. The research was carried out in a Municipal Early Childhood Education Center in Contagem, Metropolitan Region of Belo Horizonte - MG, and its target audience was twenty children, between five and six years old. The artistic practice in Dance took shape and form during the research process itself, finding in the cartography an opening to contextualize what emerged in the dance workshop with these children. When articulating playing and dancing, several crossings emerged, during and after artistic practices, which were captured and mapped by me, namely: the way children understand the world, authorship, inventiveness, expressiveness, interactions and sharing. In the children's corpographies, narratives were inscribed that highlighted the doing/thinking of dance based on breaks, ruptures in pedagogical practice, which pushed them to transgress with their playful bodies, giving a strong nod to the teacher's availability for openness and acceptance of the way how they perceive the body/dance/world, expressed through their narratives when dancingplayingnarratingpoetizing.
Assunto: Educação artística
Ensino
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação de crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81862
Data do documento: 11-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE~1.PDFELAINE CARDINALI DAS DORES E ROCHA_NARRATIVAS EM MOVIMENTO_UM CONVITE ÀS POÉTICAS DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL _VERSÃO FINAL4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons