Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/82179
Tipo: Dissertação
Título: Análise da articulação entre o pPCK e o eEPCK de um licenciando de química em um contexto de ensino argumentativo
Autor(es): Helen Cristiane Barroso Bicalho
Primeiro Orientador: Stefannie de Sá Ibraim
Primeiro membro da banca : Poliana Flávia Maia
Segundo membro da banca: Elaine Soares Franca
Resumo: Autores ressaltam as contribuições da argumentação para o ensino de ciências e destacam a relação entre a prática do professor e a argumentação dos alunos, além de salientar a importância do professor na condução e criação de situações argumentativas em sala de aula. Apesar de diversas pesquisas que destacam qual é o papel do professor em aulas argumentativas, muitos professores se sentem despreparados para conduzir situações argumentativas em suas aulas, mesmo após participarem de cursos de formação voltados a inserção da argumentação no ensino. Considerando que a forma como um professor mobiliza seus conhecimentos durante o ensino pode ser retratada na literatura a partir dos modelos de PCK e que estamos interessadas em entender como esses conhecimentos são mobilizados em um contexto de ensino argumentativo, este estudo tem por objetivo investigar como duas dimensões do Modelo Consensual Refinado (RCM) de Pedagogical Content Knowledge (PCK), PCK pessoal (pPCK) e PCK em ação (ePCK), de um licenciando se articulam em um contexto de ensino de química envolvendo argumentação. Para tanto, analisamos dados adquiridos a partir: (i) de respostas gravadas de um questionário de sondagem sobre os conhecimentos da base do PCK e dos conhecimentos de argumentação de um licenciando; (ii) de gravações da aplicação de uma sequência de aulas planejadas tendo como orientação a argumentação; e (iii) de respostas gravadas de questionários pré e pós aplicação da sequência didática. O RCM do PCK e o Modelo Conhecimentos para Ação Docente envolvendo a Argumentação foram utilizados como ferramenta analítica. Os resultados da análise evidenciam principalmente que (i) a articulação entre o pPCK e o ePCK manifestados pelo sujeito de pesquisa ocorreu de maneira dinâmica e consistente ao longo dos episódios analisados, evidenciando as relações esperadas pelo RCM; (ii) a argumentação atuando como orientação e objeto de ensino, amplificou as escolhas pedagógicas do sujeito de pesquisa, influenciando tanto a definição de estratégias quanto a forma como ele conduziu as interações em sala; e (iii) as ações do sujeito de pesquisa foram filtradas e/ou amplificadas pelos resultados dos alunos, que moldaram sua prática pedagógica e promoveram ajustes simultâneos. Como implicação, este estudo sugere a necessidade de pesquisas sobre a articulação bidirecional entre pPCK e ePCK em contextos de ensino argumentativo a longo prazo. Tais pesquisas poderiam contribuir para a compreensão e identificação de fatores que auxiliariam o desenvolvimento do PCK dos professores nos cursos de formação para o ensino de ciências em contextos argumentativos.
Assunto: Educação
Professores de ciências - Formação
Química - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82179
Data do documento: 9-Abr-2025
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