Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/82617
Type: | Dissertação |
Title: | Por uma filosofia do subdesenvolvimento : história, estética e colonialismo a partir de Vilém Flusser |
Other Titles: | Towards a philosophy of underdevelopment : history, aesthetics and colonialism based on Vilém Flusser |
Authors: | Lara Carvalho Cipriano |
First Advisor: | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
First Referee: | Rachel Cecília de Oliveira Costa |
Second Referee: | Gustavo Bernardo Galvão Krause |
Abstract: | No livro Fenomenologia do brasileiro, Vilém Flusser problematiza a relação entre os “povos históricos” (Primeiro Mundo) e “não-históricos” (Terceiro Mundo). Em outros termos, os primeiros podem ser lidos como os colonizadores e os segundos como os colonizados, visto que o filósofo destaca a dominação cultural que constitui essa relação, sendo que esse tipo de dominação está no cerne da definição de povo colonizado para Frantz Fanon. Tendo em vista o objetivo de investigar a contribuição de Flusser para a crítica descolonial, em especial, para a pesquisa em estética, recorremos ao estudo da história como um problema filosófico a partir da leitura de Hegel, Nietzsche e Walter Benjamin a fim de entender a terminologia empregada por Flusser. Esse estudo mostrou que uma dimensão puramente não-histórica não se sustenta, mas o emprego dessa expressão por Flusser denuncia que a história do Brasil, como a de outros países do Terceiro Mundo, tem sido feita de forma inautêntica. Isso se explica porque no chamado período colonial, a história brasileira era efetivamente escrita por europeus. Como esse período acabou mas a lógica colonial se perpetua, atualmente há uma “burguesia subdesenvolvida'' que representa os interesses eurocêntricos ao escrever a história brasileira a partir dos termos oriundos dos países centrais. De acordo com Flusser, esses termos são importados e adotados nos países periféricos para composição de narrativas defasadas, ou seja, aquelas em que há um descompasso entre aquilo que é narrado e aquilo que é vivido. A defasagem reforça a ideia de que os países do Hemisfério Sul são atrasados em relação aos do Hemisfério Norte, visto que, obviamente, os rótulos importados são empregados primeiramente no seu país de origem para depois serem adotados nos demais lugares do mundo. Embora a noção de atraso seja falaciosa, já que todas as fases atualmente vigentes se coimplicam, essa ideia reverbera na recepção e nas produções estéticas brasileiras. Flusser discute isso à luz do barroco mineiro, que, segundo ele, só pode ser admirado se não for lido como barroco. Ele argumenta que “barroco”, enquanto uma categoria histórica e europeia, omite a heterogeneidade inerente ao chamado barroco mineiro, sendo que a originalidade dele refere-se justamente a esse caráter de síntese que é omitido. Essa discussão flusseriana serviu de base para a nossa formulação do conceito de colonização estética. Concluímos que a ruptura com a relação de dominação cultural faz com que seja necessário, por um lado, que a história vá além da pretensão documental e seja pensada esteticamente, e, por outro lado, que a arte seja pensada de acordo com modelos diferentes daqueles estabelecidos pelas narrativas históricas. |
Abstract: | In his book Phenomenology of the Brazilian, Vilém Flusser problematizes the relationship between “historical peoples” (First World) and “non-historical peoples” (Third World). In other words, the former can be read as the colonizers and the latter as the colonized, since the philosopher highlights the cultural domination that constitutes this relationship, and this type of domination is at the heart of Frantz Fanon's definition of colonized people. With the aim of investigating Flusser's contribution to decolonial critique, especially to research into aesthetics, we turned to the study of history as a philosophical problem based on a reading of Hegel, Nietzsche and Walter Benjamin in order to understand the terminology used by Flusser. This study showed that a purely non-historical dimension cannot be sustained, but Flusser's use of this expression denounces that the history of Brazil, like that of other Third World countries, has been made in an inauthentic way. This is because during the so-called colonial period, Brazilian history was effectively written by Europeans. As this period is over but the colonial logic continues, there is currently an “underdeveloped bourgeoisie” that represents Eurocentric interests by writing Brazilian history using terms from the central countries. According to Flusser, these terms are imported and adopted in peripheral countries in order to compose outdated narratives, i.e. those in which there is a mismatch between what is narrated and what is experienced. The lag reinforces the idea that countries in the Southern Hemisphere are backward compared to those in the Northern Hemisphere, since imported labels are obviously first used in their country of origin and then adopted elsewhere in the world. Although the notion of backwardness is fallacious, since all the phases currently in force coexist, this idea reverberates in Brazilian reception and aesthetic productions. Flusser discusses this in the light of the baroque of Minas Gerais, which, according to him, can only be admired if it is not read as baroque. He argues that “baroque”, as a historical and European category, omits the heterogeneity inherent in the so-called baroque of Minas Gerais, and its originality refers precisely to this character of synthesis that is omitted. This Flusserian discussion served as the basis for our formulation of the concept of aesthetic colonization. We concluded that breaking with the relationship of cultural domination makes it necessary, on the one hand, for anti-colonialist history to go beyond documentary pretension and be thought of aesthetically, and, on the other hand, for art to be thought of according to models different from those established by historical narratives. |
Subject: | Filosofia - Teses Flusser, Vilém, 1920-1991 Estética - Teses História - Filosofia - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/82617 |
Issue Date: | 13-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Lara (corrigida).pdf | 29.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.