Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Maria Moraes Moreira Pennapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824296355468419pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Rosa da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Maurício Sartori Resendept_BR
dc.creatorAlmir Marques dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0915387509137974pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:42:41Z-
dc.date.available2025-06-09T13:42:41Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82867-
dc.description.resumoEste estudo visa trazer percepções acerca de dificuldades enfrentadas por aprendizes adultos, que se lançam no mercado de trabalho e se deparam com processos seletivos (públicos ou privados) para garantir vaga de emprego ou cargo público. Dessa forma, foi feito um estudo reflexivo e propositivo que parte da comparação entre os conhecimentos, competências e habilidades de Língua Portuguesa essenciais ao desenvolvimento do estudante, no final do Ensino Médio, estabelecidos pela BNCC e o conteúdo incluído nos programas de editais e, consequentemente, nas provas aplicadas. Nesse sentido, foram examinados os direcionamentos e habilidades constantes na BNCC e os itens recorrentes nos editais de concursos públicos e outros processos seletivos, no que diz respeito às competências/habilidades básicas sobre linguagens (especificamente, gramática da Língua Portuguesa). Ademais, foi desenvolvido um estudo acerca da noção de classificação das coisas (categorização/taxionomia/organização), tema cuja observância se consubstancia como um conhecimento básico para a compreensão da sistematização do estudo dos fenômenos gramaticais. Ao final, com objetivo principal, foram propostas atividades em sala de aula necessárias ao desenvolvimento de habilidades exigidas dos candidatos nas provas de quaisquer processos seletivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectEdital de concursospt_BR
dc.subjectBNCC do ensino médiopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.titleA aplicação de fenômenos gramaticais em concursos: percepções acerca de dificuldades enfrentadas por aprendizes adultospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia-Almir Marques dos Santos.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.