Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/82867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Heloisa Maria Moraes Moreira Penna | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6824296355468419 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Rosa da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maurício Sartori Resende | pt_BR |
dc.creator | Almir Marques dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0915387509137974 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T13:42:41Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T13:42:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/82867 | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa trazer percepções acerca de dificuldades enfrentadas por aprendizes adultos, que se lançam no mercado de trabalho e se deparam com processos seletivos (públicos ou privados) para garantir vaga de emprego ou cargo público. Dessa forma, foi feito um estudo reflexivo e propositivo que parte da comparação entre os conhecimentos, competências e habilidades de Língua Portuguesa essenciais ao desenvolvimento do estudante, no final do Ensino Médio, estabelecidos pela BNCC e o conteúdo incluído nos programas de editais e, consequentemente, nas provas aplicadas. Nesse sentido, foram examinados os direcionamentos e habilidades constantes na BNCC e os itens recorrentes nos editais de concursos públicos e outros processos seletivos, no que diz respeito às competências/habilidades básicas sobre linguagens (especificamente, gramática da Língua Portuguesa). Ademais, foi desenvolvido um estudo acerca da noção de classificação das coisas (categorização/taxionomia/organização), tema cuja observância se consubstancia como um conhecimento básico para a compreensão da sistematização do estudo dos fenômenos gramaticais. Ao final, com objetivo principal, foram propostas atividades em sala de aula necessárias ao desenvolvimento de habilidades exigidas dos candidatos nas provas de quaisquer processos seletivos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
dc.subject | Sintaxe | pt_BR |
dc.subject | Edital de concursos | pt_BR |
dc.subject | BNCC do ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.title | A aplicação de fenômenos gramaticais em concursos: percepções acerca de dificuldades enfrentadas por aprendizes adultos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia-Almir Marques dos Santos.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.