Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82897
Type: Dissertação
Title: Palácios autônomos temporários; dissertação de mestrado; arte pública; um percurso vacilante
Other Titles: Temporary autonomous palaces; the materiality of the word; or public art; a wavering path
Authors: Paulo da Costa Baraldi
First Advisor: Maria Elisa Martins Campos do Amaral
First Referee: Louise Marie Cardoso Ganz
Second Referee: Marcelo Simon Wasen
Abstract: palácios autônomos temporários; a materialidade da palavra; ou arte pública; um percurso vacilante; é o título dessa dissertação de mestrado que trata de arte pública. um percurso vacilante que ocorre como um mergulho práticoteórico na arte pública. busco delimitar conceitualmente o tema e seu palco mais usual - a cidade. a pesquisa inclui, também, a realização de três trabalhos artísticos: 18 litros (em movimento), 18 litros (estacionário), e palácios autônomos temporários; a materialidade da palavra - neles transponho para a prática alguns conceitos e ideais teóricos inicialmente revisados, contrapondo o texto com a experiência de execução de trabalhos artísticos na rua e sua inevitável repercussão - tanto pública quanto pessoal. a produção textual da dissertação é, também, trabalho artístico em si, marcado e de nido por meu estilo particular de escrita: inteiramente em primeira pessoa, com o uso exclusivo de letras minúsculas, notadamente informal, utuante em ritmo e pontuação - por vezes sóbrio, por vezes febril. mergulho na arte pública mas, em alguma medida, mergulho também em mim. concluo pela não-obrigatória instrumentalização finalística da arte pública (embora defenda que a arte é, antes de tudo, produto social), e busco voltar o foco da produção de arte pública na cidade para o indivíduo e sua experiência, em contraposição às estátuas e monumentos que se apresentam como outra presença nas cidades.
Abstract: temporary autonomous palaces; the materiality of the word; or public art; a wavering path; is the title of this master’s dissertation, centered around public art. a winding path that takes place as a practical-theoretical dive into the subject. i seek to conceptually delimit the theme and its most usual stage - the city. the research also includes the production of three artistic works: 18 liters (in movement), 18 liters (stationary), and temporary autonomous palaces; the materiality of the word - in them I transpose some of the theoretical concepts and ideals initially reviewed into practice, contrasting the text with the experience of making artistic works in the street and their inevitable repercussions - both public and personal. the textual production of the dissertation is also artistic work in itself, marked and defined by my particular writing style: entirely in the first person, with the exclusive use of lowercase letters, notably informal, fluctuating in rhythm and punctuation - sometimes sober, sometimes feverish. i dive into public art but, to some extent, i also dive into myself. i conclude that the instrumentalization of public art is not obligatory (although i argue that art is, first and foremost, a social product), and i seek to turn the focus of public art production in the city towards the individual and their experience, as opposed to the statues and monuments that present themselves as another presence in cities.
Subject: Arte pública
Arte e sociedade
Criação (Literária, artística, etc.)
Arte moderna - Séc. XXI
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/82897
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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