Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82977
Type: Dissertação
Title: Sequência didática para o ensino médio: explorando os grupos sanguíneos através de métodos investigativos e jogos
Other Titles: Didactic sequence for high school: exploring blood groups through investigative methods and games
Authors: Elionay Loren Resende
First Advisor: Marcos Horácio Pereira
First Referee: Fernando César Silva
Second Referee: Denise Maria Trombert deOliveira
Abstract: Este trabalho desenvolveu uma metodologia inovadora para o Ensino de Biologia, reconhecendo as necessidades educacionais dos alunos, envolvendo uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Contou com a participação de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública no município de Piracema, MG. A proposta incluiu a criação de uma sequência didática investigativa que utilizou tecnologias acessíveis, como uma atividade envolvendo sangue artificial e a elaboração de um jogo virtual educativo. Os conteúdos abordados na elaboração da Sequência Didática incluíram os conceitos fundamentais da Genética, com ênfase na compreensão da herança dos grupos sanguíneos, destacando sua importância em procedimentos como transfusões e testes de paternidade. O objetivo principal foi proporcionar uma experiência interativa e envolvente para os alunos, permitindo-lhes compreender e simular os princípios da herança dos grupos sanguíneos de maneira prática e divertida. A proposta buscou integrar educação e entretenimento, utilizando plataformas de jogos como ferramenta educacional para ensinar conceitos de Genética relacionados à herança dos grupos sanguíneos. Ao aliar o ensino investigativo e jogos virtuais, o projeto buscou oferecer uma abordagem mais dinâmica ao conhecimento científico, aproveitando o conhecimento prévio dos alunos sobre tecnologias. A estratégia teve como finalidade não apenas melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas também estimular a alfabetização científica, interação social e proporcionar uma experiência educacional mais envolvente. Em síntese, o projeto buscou atender às demandas contemporâneas do ensino, priorizando o protagonismo estudantil, interatividade e o uso de tecnologias acessíveis para aprimorar a eficácia do processo de aprendizado em Biologia.
Abstract: This work developed an innovative methodology for Biology Education, addressing the educational needs of students through a qualitative approach, specifically action research. It involved senior high school students from a public school in the municipality of Piracema - MG. The proposal included the creation of an inquiring didactic sequence applying accessible technologies, such as an activity involving "artificial blood" and the development of an educational virtual game. The content covered in the didactic sequence included fundamental concepts of Genetics, with an emphasis on understanding the inheritance of blood groups and highlighting their importance in procedures such as transfusions and paternity tests. The main objective was to provide an interactive and engaging experience for students, enabling them to understand and simulate the principles of blood group inheritance in a practical and enjoyable way. The proposal sought to integrate education and entertainment, using gaming platforms as educational tools to teach genetic concepts related to blood group inheritance. By combining inquiring teaching and virtual games, the project aimed to offer a more dynamic approach to scientific knowledge, leveraging students' prior knowledge of technologies. The strategy aimed not only to enhance students' cognitive development but also to stimulate scientific literacy, social interaction, and provide a more engaging educational experience. In summary, the project aimed to meet contemporary educational demands by prioritizing student engagement, interactivity, and the use of accessible technologies to improve the effectiveness of the learning process in Biology.
Subject: Ensino - Biologia
Genética
Antígenos de Grupos Sanguíneos
Pesquisa científica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82977
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissetação Elionay final pdfa.pdfDissetação Elionay Loren Resende16.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons