Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82987
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cleber Cunha Figueredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8962850253839431pt_BR
dc.contributor.referee1Lussandra Martins Gianasipt_BR
dc.contributor.referee2Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.creatorLuciana da Silva Gandrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094547711204195pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T19:35:16Z-
dc.date.available2025-06-16T19:35:16Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82987-
dc.description.abstractThe objective of this study was to promote teaching about algae and cyanobacteria with a focus on environmental education for high school students, in order to allow a deeper understanding of the diversity, interactions and importance of these organisms. For this purpose, a Didactic Sequence on this topic was developed, applied to students of a 3rd year high school class at a state school in Minas Gerais. The teaching sequence was designed to be applied during six 50-minute classes and included several types of activities, such as the application of a questionnaire to assess students' prior knowledge about algae and cyanobacteria, a lecture-based discussion, internet research, discussion groups, hypothesis development, in situ classes at sampling sites, application of a protocol for rapid assessment of the health of rivers and lakes, periphyton sampling, observation of algae and cyanobacteria under an optical microscope, discussion of results, creation of teaching models of microalgae, and creation of educational folders that were distributed to the school community with the aim of promoting the dissemination of the knowledge acquired by students. The results demonstrated that this teaching sequence was effective in generating and fostering reflections and debates on the need to conserve aquatic ecosystems, with emphasis on the Maquiné River, which has stretches under varying degrees of environmental impacts resulting from human action. It was possible to enrich the teaching-learning process, promoting the active participation of students, stimulating their capacity for critical analysis, in addition to strengthening the importance of active methodologies in the teaching of Biology. The focus on environmental education contributed to the formation of citizens who are more aware and committed to environmental conservation and the search for a future with greater sustainability.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo promover o ensino sobre algas e cianobactérias no contexto da educação ambiental para estudantes de Ensino Médio, buscando aprofundar o entendimento sobre a diversidade, as interações e a importância desses organismos. Uma sequência didática sobre o tema foi desenvolvida e aplicada aos estudantes de uma turma de 3° ano do ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais. A sequência didática foi estruturada para ser aplicada em seis aulas de 50 minutos, contemplando diversos tipos de atividades como a aplicação de um questionário para levantamento de conhecimentos prévios acerca de algas e cianobactérias, aula expositiva dialogada, pesquisa na internet, rodas de conversa, elaboração de hipóteses, saída de campo, aplicação de um protocolo de avaliação rápida da saúde de rios e lagoas, coleta de amostras de perifíton, observação de algas e cianobactérias ao microscópio óptico, discussão de resultados, confecção de modelos didáticos de microalgas e elaboração de folders educativos que foram distribuídos para a comunidade escolar com o intuito de promover a divulgação do conhecimento adquirido pelos estudantes. Os resultados demonstraram que a sequência didática foi eficaz em fomentar reflexões e debates sobre a necessidade da conservação de ecossistemas aquáticos, com destaque para o Rio Maquiné, que apresenta diferentes graus de impactos ambientais decorrentes da ação humana. Foi possível enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a participação ativa dos estudantes, estimulando sua capacidade de análise crítica, além de fortalecer a importância das metodologias ativas no ensino de Biologia. O foco na educação ambiental contribuiu para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente e a busca por um futuro sustentável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlgaspt_BR
dc.subjectCianobactériaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherAlgapt_BR
dc.subject.otherCianobactériaspt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúde Ambientalpt_BR
dc.subject.otherPlano do Trabalho Docentept_BR
dc.titleAlgas e cianobactérias como indicadoras de impacto ambiental no rio Maquiné (Catas Altas): uma abordagem investigativa para a educação ambiental no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM FINAL PDFA LUCIANA DA SILVA GANDRA.pdf7.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.