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http://hdl.handle.net/1843/82987
Tipo: | Dissertação |
Título: | Algas e cianobactérias como indicadoras de impacto ambiental no rio Maquiné (Catas Altas): uma abordagem investigativa para a educação ambiental no ensino médio |
Autor(es): | Luciana da Silva Gandra |
Primeiro Orientador: | Cleber Cunha Figueredo |
Primeiro membro da banca : | Lussandra Martins Gianasi |
Segundo membro da banca: | Paulina Maria Maia Barbosa |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo promover o ensino sobre algas e cianobactérias no contexto da educação ambiental para estudantes de Ensino Médio, buscando aprofundar o entendimento sobre a diversidade, as interações e a importância desses organismos. Uma sequência didática sobre o tema foi desenvolvida e aplicada aos estudantes de uma turma de 3° ano do ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais. A sequência didática foi estruturada para ser aplicada em seis aulas de 50 minutos, contemplando diversos tipos de atividades como a aplicação de um questionário para levantamento de conhecimentos prévios acerca de algas e cianobactérias, aula expositiva dialogada, pesquisa na internet, rodas de conversa, elaboração de hipóteses, saída de campo, aplicação de um protocolo de avaliação rápida da saúde de rios e lagoas, coleta de amostras de perifíton, observação de algas e cianobactérias ao microscópio óptico, discussão de resultados, confecção de modelos didáticos de microalgas e elaboração de folders educativos que foram distribuídos para a comunidade escolar com o intuito de promover a divulgação do conhecimento adquirido pelos estudantes. Os resultados demonstraram que a sequência didática foi eficaz em fomentar reflexões e debates sobre a necessidade da conservação de ecossistemas aquáticos, com destaque para o Rio Maquiné, que apresenta diferentes graus de impactos ambientais decorrentes da ação humana. Foi possível enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a participação ativa dos estudantes, estimulando sua capacidade de análise crítica, além de fortalecer a importância das metodologias ativas no ensino de Biologia. O foco na educação ambiental contribuiu para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente e a busca por um futuro sustentável. |
Abstract: | The objective of this study was to promote teaching about algae and cyanobacteria with a focus on environmental education for high school students, in order to allow a deeper understanding of the diversity, interactions and importance of these organisms. For this purpose, a Didactic Sequence on this topic was developed, applied to students of a 3rd year high school class at a state school in Minas Gerais. The teaching sequence was designed to be applied during six 50-minute classes and included several types of activities, such as the application of a questionnaire to assess students' prior knowledge about algae and cyanobacteria, a lecture-based discussion, internet research, discussion groups, hypothesis development, in situ classes at sampling sites, application of a protocol for rapid assessment of the health of rivers and lakes, periphyton sampling, observation of algae and cyanobacteria under an optical microscope, discussion of results, creation of teaching models of microalgae, and creation of educational folders that were distributed to the school community with the aim of promoting the dissemination of the knowledge acquired by students. The results demonstrated that this teaching sequence was effective in generating and fostering reflections and debates on the need to conserve aquatic ecosystems, with emphasis on the Maquiné River, which has stretches under varying degrees of environmental impacts resulting from human action. It was possible to enrich the teaching-learning process, promoting the active participation of students, stimulating their capacity for critical analysis, in addition to strengthening the importance of active methodologies in the teaching of Biology. The focus on environmental education contributed to the formation of citizens who are more aware and committed to environmental conservation and the search for a future with greater sustainability. |
Assunto: | Ensino - Biologia Alga Cianobactérias Educação em Saúde Ambiental Plano do Trabalho Docente |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/82987 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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