Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/83009
Type: | Dissertação |
Title: | Uma abordagem sobre botânica para o ensino médio através da identificação de plantas utilizando uma chave dicotômica |
Authors: | Vânia de Fátima Rodrigues |
First Advisor: | Élder Antônio Sousa e Paiva |
Abstract: | O ensino de Botânica, atualmente, é visto como entediante e fora do contexto por parte dos alunos. Aliado a esse fator, observa-se reduzida carga horária disponível para ministrar o assunto no Ensino Médio, bem como estruturas físicas precárias das escolas. Diante desse contexto, a presente pesquisa aborda o desenvolvimento de uma sequência didática em Botânica com o objetivo de proporcionar aos alunos o entendimento das estruturas vegetativas e reprodutivas das angiospermas. Desse modo, propõe-se a realização de uma atividade investigativa através da utilização de chaves dicotômicas, objetivando a identificação de famílias ou espécies botânicas, por meio de caracteres morfológicos de órgãos florais e vegetativos, partindo dos seguintes questionamentos: Por que é importante identificar uma espécie vegetal? Como a morfologia pode ser empregada no reconhecimento das plantas? O produto final consistirá na elaboração de uma sequência didática para educadores e alunos contendo os roteiros, um glossário ilustrado e uma chave dicotômica para nove famílias de angiospermas. A nossa perspectiva é de que com as atividades propostas, as aulas práticas investigativas possam ser significativas no ensino-aprendizagem de Botânica. O presente trabalho, também traz o processo de construção da sequência didática, justificando as etapas envolvidas em sua elaboração. |
Abstract: | The teaching of Botany is currently seen as boring and out of context by students. Allied to this factor, there is a reduced workload available to teach the subject in high school, as well as precarious physical structures of schools. In this context, the present research addresses the development of a didactic sequence in Botany with the objective of providing students with the understanding of the vegetative and reproductive structures of angiosperms. Thus, it is proposed to carry out an investigative activity through the use of dichotomous keys, aiming at the identification of botanical families or species, through morphological characters of floral and vegetative organs, based on the following questions: Why is it important to identify a plant species? How can morphology be used in plant recognition? The final product will consist of the elaboration of a didactic sequence for educators and students containing the scripts, an illustrated glossary and a dichotomous key for nine families of angiosperms. Our perspective is that with the proposed activities, the investigative practical classes can be significant in the teaching-learning of Botany. This work also presents the process of construction of the didactic sequence, justifying the steps involved in its elaboration. |
Subject: | Ensino - Biologia Botânica Morfologia vegetal Pesquisa científica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83009 |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCM-VÂNIA DE FÁTIMA RODRIGUES - PROFBIO.pdf | 8.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.