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dc.contributor.advisor1Ariel Rodríguez Ariaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9828103629165196pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paulo Roberto Cetlinpt_BR
dc.contributor.referee1Pedro Henrique Rodrigues Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Paulo César de Matos Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee3Tarcisio Reis de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Wilian da Silva Labiapaript_BR
dc.creatorAndré César Martins de Mirandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7052838116262447pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T12:46:40Z-
dc.date.available2025-06-18T12:46:40Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83018-
dc.description.abstractFor most applications, AISI 430 stainless steel requires a high degree of surface quality. To avoid scratches on the strip surface during cold rolling in a Sendzimir mill, estimated values of forward and backward slip are required to synchronize the speed of the driven deflector rolls. Forward slip is also an important variable to prevent skidding during rolling and an investigation of its behavior is presented in this work. A comparison of analytical and numerical models of the rolling friction hill was performed to determine the most appropriate model to investigate the mean friction coefficient and forward slip in the cold rolling of AISI 430 stainless steel produced at Aperam South America. The finite element method was employed in the computational simulations using the Abaqus program. The flow curve of the AISI 430 steel used in the analyses was obtained by two different methods, and the evolution of the strip surface during rolling in the laboratory was analyzed. To investigate the typical friction coefficient of the industrial cold rolling process, data from 60 coils were implemented in the analytical model to statistically validate the results. Furthermore, the relationship of the forward slip variable with events that compromise the surface quality of AISI 430 steel during rolling is discussed, such as the occurrence of skidding, generation of thermal scratches and mechanical scratches due to poor synchronization of the deflector rolls and the strip. The study allowed to identify the most appropriate mathematical model for simulating the cold rolling process of AISI 430 steel in a Sendzimir industrial rolling mill. The findings of this work will allow to improve the prediction of forward slip and will contribute to investigate the influence of this variable on the surface quality of cold rolled AISI 430 steel.pt_BR
dc.description.resumoPara a maioria das aplicações o aço inoxidável AISI 430 requer um elevado grau de qualidade superficial. Para evitar a geração de arranhões na superfície da tira durante a laminação a frio em um laminador Sendzimir, valores estimados de deslizamento avante e a ré são necessários para sincronizar a velocidade dos rolos defletores acionados. O deslizamento avante também é uma variável importante para prevenir derrapagens durante a laminação e uma investigação de seu comportamento é apresentado neste trabalho. Uma comparação de modelos analíticos e numéricos da colina de fricção de laminação foi realizada para determinar o modelo mais adequado para investigar o coeficiente de atrito médio e o deslizamento avante na laminação a frio do aço inoxidável AISI 430 produzido na Aperam South America. O método dos elementos finitos foi empregado nas simulações computacionais utilizando o programa Abaqus. A curva de fluxo do aço AISI 430 usado nas análises foi obtida por dois métodos diferentes, e a evolução da superfície da tira durante a laminação em laboratório foi analisada. Para investigar o coeficiente de atrito típico do processo de laminação a frio industrial, dados de 60 bobinas foram implementados no modelo analítico para validar estatisticamente os resultados. Além disso, a relação da variável deslizamento avante com eventos que comprometem a qualidade superficial do aço AISI 430 durante a laminação é discutida, como a ocorrência de derrapagem, geração de arranhões térmicos e arranhões devido ao mau sincronismo dos rolos defletores e a tira. O estudo permitiu identificar o modelo matemático mais apropriado para simulação do processo de laminação a frio do aço AISI 430 em um laminador industrial Sendzimir. As descobertas deste trabalho permitirão melhorar a previsão de deslizamento avante e contribuirão para investigar a influência desta variável na qualidade superficial do aço AISI 430 laminado a frio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeslizamento avantept_BR
dc.subjectAço inoxidávelpt_BR
dc.subjectAISI 430pt_BR
dc.subjectLaminação a friopt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAço inoxidávelpt_BR
dc.subject.otherLaminação (Metalurgia)pt_BR
dc.titleEstudo do deslizamento avante na laminação a frio do aço inoxidável AISI 430 e sua influência no acabamento superficialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-0106-6946pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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