Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83018
Tipo: Tese
Título: Estudo do deslizamento avante na laminação a frio do aço inoxidável AISI 430 e sua influência no acabamento superficial
Autor(es): André César Martins de Miranda
primer Tutor: Ariel Rodríguez Arias
primer Co-tutor: Paulo Roberto Cetlin
primer miembro del tribunal : Pedro Henrique Rodrigues Pereira
Segundo miembro del tribunal: Paulo César de Matos Rodrigues
Tercer miembro del tribunal: Tarcisio Reis de Oliveira
Cuarto miembro del tribunal: Wilian da Silva Labiapari
Resumen: Para a maioria das aplicações o aço inoxidável AISI 430 requer um elevado grau de qualidade superficial. Para evitar a geração de arranhões na superfície da tira durante a laminação a frio em um laminador Sendzimir, valores estimados de deslizamento avante e a ré são necessários para sincronizar a velocidade dos rolos defletores acionados. O deslizamento avante também é uma variável importante para prevenir derrapagens durante a laminação e uma investigação de seu comportamento é apresentado neste trabalho. Uma comparação de modelos analíticos e numéricos da colina de fricção de laminação foi realizada para determinar o modelo mais adequado para investigar o coeficiente de atrito médio e o deslizamento avante na laminação a frio do aço inoxidável AISI 430 produzido na Aperam South America. O método dos elementos finitos foi empregado nas simulações computacionais utilizando o programa Abaqus. A curva de fluxo do aço AISI 430 usado nas análises foi obtida por dois métodos diferentes, e a evolução da superfície da tira durante a laminação em laboratório foi analisada. Para investigar o coeficiente de atrito típico do processo de laminação a frio industrial, dados de 60 bobinas foram implementados no modelo analítico para validar estatisticamente os resultados. Além disso, a relação da variável deslizamento avante com eventos que comprometem a qualidade superficial do aço AISI 430 durante a laminação é discutida, como a ocorrência de derrapagem, geração de arranhões térmicos e arranhões devido ao mau sincronismo dos rolos defletores e a tira. O estudo permitiu identificar o modelo matemático mais apropriado para simulação do processo de laminação a frio do aço AISI 430 em um laminador industrial Sendzimir. As descobertas deste trabalho permitirão melhorar a previsão de deslizamento avante e contribuirão para investigar a influência desta variável na qualidade superficial do aço AISI 430 laminado a frio.
Abstract: For most applications, AISI 430 stainless steel requires a high degree of surface quality. To avoid scratches on the strip surface during cold rolling in a Sendzimir mill, estimated values of forward and backward slip are required to synchronize the speed of the driven deflector rolls. Forward slip is also an important variable to prevent skidding during rolling and an investigation of its behavior is presented in this work. A comparison of analytical and numerical models of the rolling friction hill was performed to determine the most appropriate model to investigate the mean friction coefficient and forward slip in the cold rolling of AISI 430 stainless steel produced at Aperam South America. The finite element method was employed in the computational simulations using the Abaqus program. The flow curve of the AISI 430 steel used in the analyses was obtained by two different methods, and the evolution of the strip surface during rolling in the laboratory was analyzed. To investigate the typical friction coefficient of the industrial cold rolling process, data from 60 coils were implemented in the analytical model to statistically validate the results. Furthermore, the relationship of the forward slip variable with events that compromise the surface quality of AISI 430 steel during rolling is discussed, such as the occurrence of skidding, generation of thermal scratches and mechanical scratches due to poor synchronization of the deflector rolls and the strip. The study allowed to identify the most appropriate mathematical model for simulating the cold rolling process of AISI 430 steel in a Sendzimir industrial rolling mill. The findings of this work will allow to improve the prediction of forward slip and will contribute to investigate the influence of this variable on the surface quality of cold rolled AISI 430 steel.
Asunto: Engenharia mecânica
Aço inoxidável
Laminação (Metalurgia)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/83018
Fecha del documento: 26-mar-2025
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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